• Mariana Klein

Tem mudança no Feed de Notícias do Facebook!


É sempre assim, quando o profissional da xoxo media acredita que está tudo tranquilo, vem o Facebook e pá. Desta vez o anúncio indica mudanças no Feed de Notícias, entenda o que mudou e como isso nos afeta.

O comunicado oficial indica algo que já sabíamos: as pessoas curtem cada vez mais páginas, têm mais amigos, compartilham mais coisas e, consequentemente, o volume de postagens do feed impede que todos os posts sejam visualizados.

Da última vez que o algoritmo do Feed foi alterado as páginas passaram a ter seu alcance limitado, e isso levou os profissionais da social media a investirem mais tempo em qualificar conteúdos e investir mais na criação de campanhas.

Agora, ao que tudo indica, a dificuldade aumentará para as páginas, especialmente com o anúncio de que “Amigos e Família vêm em primeiro lugar”: o Facebook foi construído para conectar pessoas a seus familiares e amigos, e esta é a prioridade do Feed de Notícias. “Nós aprendemos com você e nos adaptamos com o passar do tempo. Por exemplo, se você tem uma tendência a curtir fotos da sua irmã, nós colocaremos os posts dela mais próximos do topo do seu feed, para que você não perca nada que ela postou enquanto você não estava no Facebook”.

E como ficam as marcas e suas páginas?

De acordo com Adam Mosseri, uma pesquisa realizada com os usuários da rede aponta que, depois dos posts de família e amigos, as pessoas têm outras duas grandes expectativas em relação aos conteúdos que elas verão no Feed de Notícias.

1 O Feed de Notícias deve trazer informação As pessoas esperam que as histórias do feed devem ser significativas para elas, e as pessoas valorizam histórias informativas. Algo que é informativo para uma pessoa, pode não ser o que outra considera interessante, pode ser um post sobre um evento atual, uma história sobre sua celebridade preferida, uma notícia local ou uma receita. O algoritmo tenta sempre identificar o que é interessante para cada usuário, e insere estas histórias no topo do feed.

2 O Feed de Notícias deve trazer entretenimento As pessoas encaram o feed como uma fonte de entretenimento. Para algumas, isso se traduz em seguir uma celebridade ou um atleta, enquanto para outras signifca assistir vídeos Live ou compartilhar fotos engraçadas. O algoritmo tenta sempre prever quais posts cada usuário pode achar mais divertido, para garantir que estes tenham prioridade.

Ou seja, mais que nunca, não se trata de quantos posts você publica na sua página diária ou semanalmente, e sim o quanto eles estão alinhados com o seu público. É fundamental pensar a segmentação do público de forma estratégica e compreender a fundo o que as pessoas esperam da sua marca, para poder entregar o conteúdo de maior qualidade. Para chegar lá, vale testar diferentes formatos, vale buscar uma identificação cada vez mais pessoal, humana e autêntica.

Como você pretende fazer isso?

Você já seguiu nosso canal no YouTube? Petit Escola no Youtube

E nossa página no Facebook? Petit Escola no Facebook

E nosso perfil no Instagram? Petit Escola no Instagram

Já assinou nossa newsletter? News da Petit Escola

Já viu nossa lista de cursos disponíveis? Nossos cursos

#RedesSociais #MarketingDigital #MídiasSociais #Facebook #Algoritmo

  • Twitter Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Facebook Social Icon

© 2017 por Petit Mídias Sociais. Todos os direitos reservados. | Porto Alegre | Caxias do Sul | Gramado - RS | [email protected]CNPJ: 16.957.878/0001-50