• Mariana Klein

Como elaborar uma proposta comercial?


Então você decidiu ser freela ou abrir sua própria agência, mas tem dúvidas sobre como apresentar uma proposta comercial? Não tem problema, neste post vou te ajudar a elaborar uma proposta profissional.

Forma

Você pode tanto elaborar sua proposta em folha A4, preferencialmente timbrada com a sua marca, quanto em slides (também timbrados com a sua marca). O importante é que a proposta não seja muito extensa e traga todas as informações necessárias para que o cliente possa fazer a escolha.

Se você optar por usar A4, tente não passar de 3 páginas. Se for trabalhar com slides, 5 a 6 são suficientes. Eu prefiro o formato A4, por falar nisso.

Conteúdo

Basicamente a proposta será formada por: Introdução, Serviços oferecidos, Cronograma, Considerações gerais, Investimento, Contato.

Na introdução você vai rapidamente explicar o que é este material e a razão da elaboração dele, algo como: Conforme combinado em reunião no dia tal (via e-mail, em conversa por telefone, etc.), esta proposta tem como objetivo detalhar os serviços oferecidos, prazo para realização e investimento para a realização do projeto.

Não precisa nomear esta parte como Introdução, você pode apenas escrever um parágrafo que inicie a proposta, ok?

Na segunda parte você vai descrever os serviços envolvidos no projeto. Em se tratando de mídias sociais, aqui tem uma lista com alguns dos serviços que podem fazer parte do trabalho de social media:

- Diagnóstico de presença digital

- Elaboração de planejamento de comunicação digital

- Curadoria de conteúdo

- Elaboração de pauta quinzenal / semanal

- Agendamento e publicação das postagens

- Monitoramento de redes sociais

- Gestão de comunidade da página, perfil - Community Management

- Análise dos dados das publicações

- Criação, gestão e otimização de campanhas de Facebook Ads / Instagram Ads / Twitter Ads / LinkedIn Ads

- Elaboração de relatório mensal / quinzenal

Depois disso, você vai apresentar um cronograma para realização do projeto, que pode estar ligado à duração do contrato. Pessoalmente sugiro não oferecer contratos com menos de 3 meses, porque é necessário ter tempo para poder alcançar algum resultado.

No caso de contratos de curta duração, como o de 3 meses, cuidado ao elaborar o planejamento, pode acontecer de você formatar um planejamento anual e o cliente não renovar o contrato. Por mais antiético que possa parecer, acontece de o cliente usar o planejamento para seguir o trabalho depois de encerrado o contrato.

As considerações gerais podem ser usadas para detalhes importantes, como deixar claro o que não está contemplado no escopo do projeto, a frequência e o formato da entrega dos trabalhos, recomendações de serviços extra que o cliente pode precisar, enfim, o que for necessário para finalizar a proposta com transparência e clareza.

Então, é só encerrar com a descrição do investimento e seu contato. Você pode chamar o investimento de fee mensal, pode chamar de investimento mensal, como ficar mais simples para o cliente compreender. E há, ainda, a possibilidade de apresentar o preço total do projeto e o valor da parcela mensal durante a duração do contrato.

No vídeo que acompanha este post eu trago 3 dicas para elaborar propostas melhores, e tem uma dica que envolve esta última parte da proposta.

Você já seguiu nosso canal no YouTube? Petit Escola no Youtube

E nossa página no Facebook? Petit Escola no Facebook

E nosso perfil no Instagram? Petit Escola no Instagram

Já assinou nossa newsletter? News da Petit Escola

Já viu nossa lista de cursos disponíveis? Nossos cursos

#Freela #Freelancer #PropostaComercial #Empreendedorismo #PetitEscoladeMídiasSociais #PetitMídiasSociais #cursodemídiassociais #cursodesocialmedia

  • Twitter Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Facebook Social Icon

© 2017 por Petit Mídias Sociais. Todos os direitos reservados. | Porto Alegre | Caxias do Sul | Gramado - RS | [email protected]CNPJ: 16.957.878/0001-50