• Mariana Klein

Como melhorar resultados orgânicos em redes sociais sem investir mais


Você está vendo seu alcance orgânico despencar nos últimos meses e está pensando em alternativas para buscar melhores resultados sem ter que pedir para o cliente aumentar a verba de campanhas? Estamos juntos.

Essa é uma grande preocupação de quem trabalha com social media, porque parece cada vez mais difícil buscar resultados orgânicos com a forma como estão configurados os algoritmos das redes sociais.

Mas existem algumas estratégias que você pode testar para buscar melhores resultados orgânicos, e vou apresentar algumas delas:

Publique em tempo real

Redes sociais como o Twitter e o Instagram propiciam o compartilhamento de informações em tempo real, e estas costumam atrair muito a atenção dos usuários. No Instagram use o recurso das Stories para fazer cobertura de eventos especiais ou mesmo o cotidiano da empresa. No Twitter incentive os consumidores a falarem da sua marca ou produto, usando uma hashtag própria.

O Facebook também tem opções para quem quer compartilhar algo em tempo real, o formato de vídeo ao vivo está disponível para páginas e grupos e costuma trazer alto alcance e engajamento, quando o vídeo apresenta o que os consumidores da marca mais gostam.

A questão aqui é se preocupar um pouco menos com a forma do conteúdo e mais com a mensagem. Lembre que para fazer ao vivo você acaba tendo um pouco menos de controle de edição, por exemplo, então investir em um celular com uma boa câmera pode ajudar no processo.

Compartilhe conteúdo criado pelos usuários

Pode ser que você não tenha conteúdo para todos os dias da semana, mas será que os consumidores da marca ou os funcionários da empresa não têm algo legal a dizer sobre seu produto?

Usar conteúdo real, criado por pessoas reais pode trazer um aumento nos seus resultados. Uma pesquisa recente indica que conteúdos compartilhados por funcionários de empresas podem ter até 8 vezes mais engajamento e 25 vezes mais compartilhamentos.

O mesmo vale para conteúdos criados pelo consumidor. Quando uma marca compartilha uma foto de produto feita por uma pessoa real, a chance de ter um aumento no engajamento cresce, especialmente porque não é a marca quem está dizendo que o produto é bom, e sim um consumidor.

Compartilhar conteúdos criados por pessoas reais ajuda a criar laços com sua comunidade, fidelizar e se posicionar como uma marca aberta ao diálogo.

Mas como fazer isso? O melhor caminho é incentivar o uso de uma hashtag da marca e prestar atenção aos resultados dela, não só para encontrar as melhores publicações, mas também para localizar possíveis problemas e acabar com uma crise antes mesmo que ela comece. E lembre de sempre conversar com o dono da publicação e pedir autorização para usar a imagem, ok?

Gerencie sua comunidade

Se o consumidor está investindo seu tempo em deixar uma avaliação, um comentário ou uma mensagem, por que não responder? A gestão da comunidade é meio caminho andado para a construção de uma presença digital sólida.

E aqui vale pensar não só nas redes sociais em si, mas também em outros espaços onde seu consumidor pode vir a se manifestar, como fóruns especializados (o TripAdvisor é um exemplo), Google Meu Negócio e outros.

Outra alternativa é criar um grupo de Facebook vinculado à sua página - veja como fazer - para conversar ainda mais de perto com seu público, oferecer informações exclusivas, novidades em primeira mão, tirar dúvidas e mais.

Dependendo do volume de interações, você pode revisar as redes sociais a cada 2 ou 4 horas para responder o quanto antes for possível e não deixar ninguém sem resposta.

Se inspire em bons exemplos

Benchmarking é importante também nas mídias sociais. Busque bons exemplos de resultados na sua área de atuação e em outras, e entenda o que eles fazem de diferente de você. Siga marcas relevantes em diferentes redes sociais para buscar os melhores casos.

Mas atenção: só vale se inspirar em quem tem resultados melhores que o seu, se o resultado for inferior você pode estar se inspirando em um erro e não em uma boa estratégia.

Abrace o desconhecido

Talvez o melhor conselho que posso dar para você é: faça testes. Quando se trata de mídias sociais sempre tem alguma novidade surgindo, uma nova ferramenta ou a atualização de uma antiga, um novo formato de publicação, novas estratégias e mais.

O importante é manter a mente aberta para conhecer todas as opções e testá-las. Algumas trarão resultados surpreendentes, outras serão uma decepção, mas se você não testar não tem como saber, não é?

Gostou deste post?

Que tal conhecer nosso canal de YouTube?

E nossa página de Facebook?

E nossos cursos? :)

#PetitMídiasSociais #Freelancer #AlcanceOrgânico #cursodesocialmedia #FacebookAds #MídiasSociais #cursodemídiassociais

  • Twitter Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Facebook Social Icon

© 2017 por Petit Mídias Sociais. Todos os direitos reservados. | Porto Alegre | Caxias do Sul | Gramado - RS | [email protected]CNPJ: 16.957.878/0001-50