• Mariana Klein

Como as novas mudanças no algoritmo do Facebook afetam a criação de conteúdo?


Eu já tinha falado por aqui que vida de Social Media é assim: quando você acha que está tudo bem e tranquilo, vem o Facebook do nada e pá! Os últimos dias foram momentos de tensão e adaptação para quem tem páginas e campanhas de Facebook, e a mudança maior foi anunciada ontem, uma nova mudança no algoritmo. Mas como isso afeta a vida de quem cria conteúdo?

Várias mudanças pequenas têm sido implementadas desde a semana passada, como a impossibilidade de alterar a descrição de imagem dos links que publicamos na página. Essa talvez tenha sido a que mais gerou questionamentos por parte dos profissionais da área.

Anteriormente podíamos mudar a imagem de um link e a descrição dele. Agora não pode mais.

Para quem tem blog o que muda é que os posts precisarão estar com imagens adaptadas e prontinhas para serem compartilhadas. Ao criar o seu post de blog já insira como imagem principal uma no tamanho de 1200 x 628 px e com menos de 20% de texto. Caso você tente subir o post para a plataforma e ela não reconheça a imagem, use o Debugger para atualizar as informações do link: developers.facebook.com/tools/debug.

E no dia 10 de maio veio a cereja do bolo: o Facebook anunciou que vai penalizar campanhas que levem as pessoas para sites de baixa qualidade. O que quer dizer isso? Quer dizer que, a partir de agora, se o site de destino da campanha não se adequar a algumas regras, as campanhas terão menor alcance e maior custo.

Veja o que ele passa a considerar como site de baixa qualidade:

|| Sites com vários anúncios - Dezenas de anúncios nas laterais, no meio e no fim dos conteúdos; Paywall (só assinantes podem acessar o conteúdo) e Cookies poderão causar a penalização.

|| Conteúdo sexual ou sensacionalista - Seja conteúdo ou anúncios com material sexual ou que possam causar mal estar (nojentos, violentos, etc.) poderão causar a penalização.

|| Anúncios maliciosos ou que enganem as pessoas - Sabe quando você clica em um anúncio e ele sugere que você baixe um arquivo (alguns já iniciam o download direto)? Então, esse é um exemplo, mas aqui entram também todos aqueles previstos pelo Facebook como conteúdo proibido na rede.

|| Sites com pop-ups ou anúncios intersticiais - Se o seu site faz pularem anúncios na tela do usuário ou se ele traz anúncios em transições de uma página para outra, seus anúncios poderão ser penalizados.

Para quem tem um site e quer gerar tráfego usando as campanhas de Facebook o que muda é algo que a comunidade já sabia: seja legal e não tente enganar as pessoas. Ou seja, para quem já tinha um site focado em conteúdo não muda nada.

O objetivo do Facebook com essa alteração é justamente melhorar a experiência do usuário com os anúncios exibidos na plataforma e, além disso, diminuir as possibilidades de propagação de notícias falsas e de produtos ou serviços que não entreguem o que prometem.

Como está o conteúdo do seu site? Você está sendo legal com as pessoas?

Mariana Klein - Diretora da Petit Mídias Sociais

Você já seguiu nosso canal no YouTube? Petit Escola no Youtube

E nossa página no Facebook? Petit Escola no Facebook

E nosso perfil no Instagram? Petit Escola no Instagram

Já assinou nossa newsletter? News da Petit Escola

Já viu nossa lista de cursos disponíveis? Nossos cursos

#FacebookAds #Campanhas #Algoritmo #Facebook #MídiasSociais #MarketingDigital

 

QUEM ESCREVEU ESTE POST? 

Oi, eu sou a Mariana Klein.

Sou Estrategista de Marketing Digital com uma década de experiência e mais de 250 clientes já atendidos em toda a América Latina. Sou Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e minha especialidade é Performance de Campanhas em Mídias Digitais (Social Ads, Google Ads, Native Ads).

Sou professora há 20 anos e no momento ensino Marketing Digital na Especialização em Comunicação e Marketing Estratégico (Faculdade Senac Porto Alegre) e  Métricas e Indicadores no MBA em Mídias Sociais Digitais (Universidade Franciscana - Santa Maria / RS).

Clique para ver mais detalhes do meu currículo.

  • Twitter Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Facebook Social Icon

© 2017 por Petit Mídias Sociais. Todos os direitos reservados. | Porto Alegre | Caxias do Sul | Gramado - RS | [email protected]CNPJ: 16.957.878/0001-50