• Regi Santos

Extensões de Anúncios do Google Adwords: o que são e como usar


Quem trabalha com Google AdWords, seja criando ou monitorando campanhas, sabe que cada detalhe incluído no anúncio faz diferença e impacta no valor do clique, na posição do anúncio e na quantidade de cliques recebidos!

Então, vamos falar sobre uma coisa BEM IMPORTANTE na hora de pensar nos seus anúncios: Extensões de Anúncio.

Sabe aquela lista de Política de Publicidade do Google?

Aquela que fala sobre todas as regras de: não pode inserir telefone no título, não deve ter “clique aqui” no texto, evite símbolos demais, etc? Esta mesma política que existe para refinar a qualidade dos resultados exibidos também faz com que o Google busque novas maneiras de incluir informações nos seus anúncios, para que eles permaneçam o mais completos e qualificados possível.

Quando Utilizar Extensões?

Gente, não é porque o Google oferece a possibilidade de incluirmos várias coisas no anúncio que vamos sair por aí selecionando tudo e incluindo informações desnecessárias, só para utilizar um recurso né?

Então pense bem na hora de planejar sua campanha, levante todas as informações possíveis e entenda o que faz sentido utilizar e onde esta informação vai ser encaixada. No título? No texto? Nas Extensões? Planeje antes!

Entenda que não importa quantas extensões vamos cadastrar, o Google vai exibi-las quando calcular que elas podem melhorar o desempenho do seu anúncio e quando a classificação do anúncio for alta o suficiente para exibi-las.

A primeira coisa que você precisa saber é que existem dois tipos de extensões: as automáticas e as manuais.

Extensões Automáticas

São aquelas que você não precisa configurar nem habilitar, na hora de criar o anúncio o próprio Google define quando estas extensões devem aparecer e se elas vão ajudar a melhorar o desempenho dos seus anúncios.

  • Extensões de visitas anteriores: Esta extensão vai sinalizar se o usuário já realizou alguma visita aquele site em algum momento.

  • Extensões de sitelinks dinâmicos: Se você possui um site bem categorizado, com informações bem divididas por páginas o Google vai mostrar estas páginas no seu anúncio para que o usuário entre direto na categoria de interesse.

Observe que o grifo em amarelo são links diretos

  • Extensões de Classificação do Vendedor: Esta extensão mostra principalmente a experiência geral que os clientes com sua empresa e o Google atribui esta nota a partir de diversas origens como: Google Avaliações do Consumidor, StellaService, etc... e filtra todas as classificações que são questionáveis ou não confiáveis.

Extensões Manuais

As extensões manuais são todas as extensões que escolhemos ativar na conta e preenchemos os dados conforme vamos ativando estas extensões.

  • Sitelinks: Provavelmente foi a primeira extensão que virou a queridinha de todo mundo, primeiro porque permite visualizar - separadamente - as páginas que existem dentro do seu site, direcionando seu público exatamente para a página de interesse. E segundo porque ela aumenta muito a visibilidade do seu anúncio.

O Google diz que anúncios com extensões de sitelinks recebem 20% mais

cliques que anúncios sem esta extensão (não é de graça que ela é uma das

extensões automáticas).

Imagine que você possui um site que vende botas sob-medida, e dento do site você tem estas botas separadas por categorias como: botas esportivas, botas de couro, botas de tecido, botas de cavalgada e botas em promoção. Cada uma destas categorias pode ser um sitelink com uma descrição própria. Assim o cliente entra direto onde tem mais interesse!

Os Sitelinks podem aparecer de duas maneiras: com descrições ou sem. Quem analisa o formato da entrega é o próprio Google.

Este formato de extensão permite que você analise os cliques em cada link que aparece no anúncio e você ainda consegue comparar se os cliques no seu anúncio vêm do título ou de algum sitelink.

  • Frases de Destaque: As Frases de Destaque servem para você incluir informações relevantes, promoções, ofertas exclusivas e diferenciais para os compradores. Elas são exibidas abaixo do texto do seu anúncio e você pode adicioná-las no nível da conta, da campanha ou do grupo de anúncios.

Lembre-se de usar textos breves e criar frases que sejam relevantes ao seu negócio evitando criar frases genéricas como “melhor preço” “atendimento diferenciado”.

  • Snippets Estruturados: Muito similares às Frases de Destaque, os Snippets Estruturados servem para destacar aspectos específicos dos produtos ou serviços que você oferece. São exibidos abaixo do seu anúncio e existe uma série de títulos que você pode escolher, são eles:

Arredores, Cobertura do Seguro, Comodidades, Cursos, Destinos, Estilos, Hotéis de destaque, Hotéis em destaque, Licenciaturas, Marcas, Modelos, Programas, Programas de Graduação, Serviços, Tipos, Vizinhança.

Os anúncios podem exibir até dois títulos por vez e esta exibição também é calculada automaticamente.

  • Extensão de Chamada: Esta extensão permite que você adicione números de telefone aos seus anúncios e pode causar um aumento de 4 à 5% na taxa de cliques - segundo o Google. O legal as extensões de chamada é que quando elas aparecem as pessoas podem clicar/tocar em um botão de ligar diretamente para sua empresa e que você pode configurar esta extensão determinando seu horário de exibição.

  • Extensão de Mensagem: As extensões de mensagem são relativamente novas, se comparadas as outras extensões e permitem que as pessoas vejam seu anúncio, cliquem em um ícone e entrem em contato diretamente com sua empresa através de uma mensagem de texto já pré-preenchida por você.

Exemplo: Joana possui uma empresa de turismo e está veiculando uma campanha de viagens promocionais para a Disney que possui extensão de mensagem. Ela quer que estas extensões sejam uma maneira rápida de os clientes pedirem um orçamento. Quando o usuário faz a busca e clica em “mensagem de texto” uma mensagem pré-preenchida - escolhida por Joana - é exibida no aplicativo de mensagem do usuário.

  • Extensão de Local: Esta extensão pode exibir no anúncio: o endereço, um mapa ou a distância até sua empresa. Permite que as pessoas cliquem na extensão para ver mais informações e é possível incluir um número de telefone ou botão de ligar nesta extensão.

Esta extensão pode ser exibida na Rede de Display, Rede de Pesquisa e no Google Maps.

  • Extensão de Local de afiliados: Indicada para fabricantes que tem revendedores, o Local de Afiliados serve para indicar aos consumidores a loja mais próxima para encontrar determinado produto.

Assim como na extensão e local, o seu anúncio irá mostrar a loja mais próxima ao cliente, no momento da busca só que diferente da extensão de local, o Local de Afiliados já vem com um cadastro de revendedores e redes de lojas - pré definido.

De acordo com um estudo do Google, três a cada quatro consumidores que realizaram uma busca por local - em seu telefone - visitaram a loja.

  • Extensão de Preço: As extensões de preço servem para exibir os valores dos seus produtos ou serviços no seu anúncio. Elas aparecem abaixo do seu anúncio de texto e são “clicáveis”, ou seja, se você possui uma página categorizada pode direcionar o usuário para uma página específica conforme o local onde ele clica.

Quer saber mais sobre as extensões de preço? Confere um post completo sobre isso: O que são extensões de preço e o que mudou?

  • Extensão de App: Basicamente é um link para download do seu aplicativo, dentro do seu anúncio. Lembrando que estas extensões só aparecem em buscas feitas por meio de Smatphones e Tablets.

  • Extensão de Comentário: Serve para exibir o comentário de um terceiro sobre sua empresa e estão sujeitas à algumas regras da Política Padrão do Google AdWords. Imagine que é como um testemunhal que aparece junto ao seu anúncio, tem melhor maneira de criar uma boa imagem?

Estes comentários aparecem nas linhas adicionais do seu anúncio, é você mesmo quem inclui, e devem conter à fonte de onde este comentário foi gerado.

Como Configurar as Extensões?

1. Acesse sua MCC.

2. Selecione uma conta.

3. Selecione o nível da Conta, Campanha ou Grupo de anúncios e clique na aba Extensões de anúncios.

4. Selecione o tipo de extensão que você deseja criar e clique no botão + Extensão.

5. Preencha todos os dados referentes à extensão escolhida e salve.

Lembre-se que todas as extensões podem ser selecionadas para o nível da conta, campanha ou grupos de anúncio e que elas ajudam muito no seu índice de qualidade, no valor do seu clique e influenciam na posição que seu anúncio vai aparecer.

Então, use-as! Planeje seus anúncios e use a favor de sua empresa todas as informações que vocês disponibilizam, pois o Google sempre entende que quanto mais preenchido o anúncio, melhor para o usuário que está efetuando uma pesquisa!

Aproveite e Até Breve =)

Regi Santos - Google Specialist

Você já seguiu nosso canal no YouTube? Petit Escola no Youtube

E nossa página no Facebook? Petit Escola no Facebook

E nosso perfil no Instagram? Petit Escola no Instagram

Já assinou nossa newsletter? News da Petit Escola

Já viu nossa lista de cursos disponíveis? Nossos cursos

#campanhas #rededepesquisa #extensãodepreço #extensãodeanúncio #extensõesdeanúncios #GoogleAdwords #VendaOnline #MarketingDigital #extensõesdepreços

  • Twitter Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Facebook Social Icon

© 2017 por Petit Mídias Sociais. Todos os direitos reservados. | Porto Alegre | Caxias do Sul | Gramado - RS | [email protected]CNPJ: 16.957.878/0001-50