• Mariana Klein

Como montar um relatório de mídias sociais?


Este é o segundo post da série sobre Métricas. O primeiro está aqui.

Você já teve dificuldade em elaborar um relatório de mídias sociais para seus clientes? Todos nós já passamos por isso, então vamos compartilhar dois modelos que você pode usar e deixar seus relatórios muito mais profissionais.

Modelo Básico - Relatório em PowerPoint

Vamos começar com um modelo básico de relatório, que pode ser montado em PowerPoint, Google Drive ou Libre Office e usa os dados fornecidos diretamente pelas redes sociais. Você pode começar seu relatório pela rede social mais relevante para a marca, e repetir a operação para cada uma das redes utilizadas.

1. Resumo

Depois da capa, é sempre bom trazer um resumo dos principais indicadores do período. No post anterior comentei que, em alguns casos, o cliente pode se interessar apenas por esta primeira parte e pela proposta de ação para o período seguinte.

Se você quiser deixar esta primeira parte ainda mais chamativa e profissional, pode inserir gráficos com o comportamento dos dados nos últimos 3 ou 6 meses.

2. Apresentação de dados e análises

Na sequência, você vai aprofundar as informações de cada um dos indicadores apresentados.

O objetivo das análises é justamente explicar qual foi o papel de cada um dos envolvidos nos resultados apresentados.

O que você fez para chegar a esta melhoria? Como o departamento de marketing do cliente se envolveu para participar? Teve alguma ação especial? Foi feito algo de diferente, algum teste?

Isso tudo deve aparecer na análise. E lembre-se de sempre indicar se foi feita alguma campanha que impactasse na atividade.

3. Melhores publicações

Ao apresentar as publicações que tiveram melhor resultado no período, é sempre bom inserir também os dados de quais tipos de posts tiveram melhor desempenho.

Uma reclamação recorrente de quem trabalha com mídias sociais é que o cliente não quer investir em fotos melhores ou vídeos ou em um site melhor. Isso se resolve apresentando resultados.

Se o seu cliente perceber que vídeos ou fotos próprias aumentam as vendas, é possível que ele pense melhor antes de descartar a contratação de uma equipe especializada para isso.

Para apresentar os 3 melhores posts, você tem 3 caminhos para escolher:

- você pode apresentar os posts com maior engajamento: [(reações + comentários + compartilhamentos + cliques) x 100)/Alcance]

- você pode apresentar os posts com maior alcance

- você pode apresentar os posts com maior número de ações (reações, comentários, compartilhamentos e cliques).

Sugiro usar o engajamento, por que leva em consideração todas as variáveis envolvidas e não foca apenas em métricas de vaidade, que é o caso do alcance e das ações, quando apresentadas de forma isolada.

4. Conclusão

Para terminar, você pode fazer uma análise global de todas as ações desenvolvidas no mês e como elas impactaram o desempenho da marca nas redes sociais. E, como já foi comentado anteriormente, este é o momento de propor novas ações para o mês seguinte.

O objetivo é indicar o que será feito com todas essas informações que foram levantadas no decorrer do relatório, explicando como melhorias podem ser feitas, quem precisará se envolver, como os objetivos serão alcançados de forma mais sustentável.

Relatório em Excel

Se você quiser levar seu relatório de Facebook para um outro nível, você pode usar o Excel para desenvolver uma planilha de cálculo e criar gráficos de fácil compreensão.

Infelizmente, até o momento, são poucas as redes sociais que nos permitem fazer o download dos dados brutos, e o Facebook é uma delas. Isso acaba trazendo uma limitação quando você precisa fazer um relatório para um cliente que tem presença em Facebook e Instagram, por exemplo.

Se este for o seu caso, eu recomendo que você use os dados brutos do Facebook e crie seus próprios gráficos para analisar o desempenho desta rede, e use o recurso de print de tela para as demais redes, unindo todas essas informações em um relatório em slides (PowerPoint).

Localizando os dados brutos da sua página de Facebook

Na sua página há alguns relatórios com dados detalhados. Estes dados são entregues em planilhas, o que permite que criemos nossas próprias planilhas de análise, cálculos de KPIs e criação de gráficos.

Além disso, analisar estes dados pode trazer insights importantes, que não são possíveis quando analisamos os gráficos prontos da aba de Informações.

Para fazer o download dessas planilhas, basta clicar em Exportar dados.

Depois, você delimita a data de início e fim do relatório, indica se deseja baixar dados de página, de publicação ou de vídeo e que tipo de layout de relatório quer obter.

E estão aí todos os dados da sua página!

O mais legal desta planilha é que ela traz vários dados, e todos estão explicadinhos na primeira linha. Meu detalhe preferido é poder analisar o número de usuários únicos que realizaram ações nas nossas publicações.

Elaboramos um curso online de Métricas e Relatório de Mídias Sociais para ajudar você a criar relatórios melhores.

Faça sua inscrição com 66% de desconto!

Você já seguiu nosso canal no YouTube? Petit Escola no Youtube

E nossa página no Facebook? Petit Escola no Facebook

E nosso perfil no Instagram? Petit Escola no Instagram

Já assinou nossa newsletter? News da Petit Escola

#Facebook #Instagram #PáginadeFacebook #MídiasSociais #cursodemídiassociais #RedesSociais #MarketingDigital #Relatório #Comofazer #RelatóriodeMídiasSociais

  • Twitter Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Facebook Social Icon

© 2017 por Petit Mídias Sociais. Todos os direitos reservados. | Porto Alegre | Caxias do Sul | Gramado - RS | [email protected]CNPJ: 16.957.878/0001-50