• Mariana Klein

Como automatizar o trabalho de social media? (E que ferramentas usar?)


O trabalho de social media pode parecer simples para quem não é da área, mas com a necessidade de publicar em múltiplas redes sociais, fazer a gestão da comunidade, planejar, acompanhar e criar, pode ficar muito difícil conseguir dar conta de tudo. Aqui estão minhas dicas para facilitar o seu trabalho. :)

O que pode ser automatizado?

Você pode automatizar o seu conteúdo, o que ajuda a antecipar o trabalho de pesquisar, produzir, agendar e compartilhar. Mas como?

Quando você faz um trabalho de planejamento, consegue conhecer o que seu público mais ama e o que faz ele se interessar por um conteúdo relacionado ao seu produto. Tendo esses interesses em mente é possível criar conteúdo hoje para conversar com as pessoas na semana que vem.

Pesquisa

Para automatizar a pesquisa você pode criar um alerta do Google ou uma regra no IFTTT (sério, use o IFTTT, ele ajuda com centenas de automações e é gratuito). Dessa forma, você pode organizar tudo o que está sendo falado sobre um determinado assunto, e tem fontes de pesquisa variadas sempre que precisar.

E pode usar, ainda, uma ferramenta que eu amo que é o Answer the Public. Ali você pesquisa um tema e ele te dá todas as perguntas que as pessoas fazem a respeito. É uma baita fonte de inspiração!

Produção

Quando se trata de produzir, o segredo está na organização, mais que em qualquer outra coisa. Você vai precisar criar uma planilha de planejamento de conteúdo (e segui-la) para poder começar a antecipar o trabalho. Essa planilha pode ser criada por você mesmo ou pode seguir um template pronto. Minha preferida é a do Hubspot.

Além disso, lembre que conteúdos podem ser reciclados, não quer dizer que porque você publicou um post hoje sobre o assunto A não vai nunca mais poder falar dele. Vá de A a Z e retorne para o A, mas com um apelo diferente, uma chamada nova, uma arte com outra cara.

Em se tratando de divulgar posts de blog, por exemplo, é possível criar até 10 chamadas para um mesmo post. O segredo está em usar informações diferentes para cada uma delas: você pode usar uma frase do texto, dados, fazer perguntas para o público e o que mais vier à mente. O importante é criar essas chamadas já no momento em que publica e já deixar tudo agendado.

Agendar e Compartilhar

O Facebook tem um agendador disponível diretamente no site, o que facilita muito o trabalho, mas o mesmo não acontece com outras redes sociais, então em alguns casos é importante poder contar com plataformas que ajudem nesta tarefa.

A maioria das boas plataformas tem um formato freemium, gratuito para toda a vida, com algumas limitações. Para assinar, os preços variam dependendo das funcionalidades mas algumas delas começam com US$ 5 a US$ 10.

Olha a lista de plataformas de agendamento:

Social Pilot

Kuku

Buffer

Hootsuite

Everypost

Sobre agendamento de posts no Instagram

A princípio não é permitido agendar publicações no Instagram. Recentemente, inclusive, contas foram excluídas por usarem aplicativos de terceiros para fazer o agendamento. Idealmente, então, é bom seguir publicando manualmente. Mas, tem algumas plataformas que são bem legais caso você precise agendar: Instamizer | Etus | Postcron.

Ainda sobre o Instagram: antes de ativar qualquer uma dessas ferramentas, certifique-se de que o endereço de e-mail associado à conta está funcionando, caso a conta seja bloqueada temporariamente e seja necessário reativar via e-mail.

O que não deve ser automatizado?

Algumas atividades não devem ser automatizadas, como as interações com o consumidor (community management) e o atendimento a eventuais problemas.

Em ambos os casos, quando uma pessoa entra em contato, ela não quer falar com um robô, a máquina não resolve o problema e ainda existe a possibilidade de gerar uma crise pela falta de humanização no contato.

O ideal é estar atento aos comentários e mensagens o tempo todo e, se tudo estiver dentro da normalidade, fazer uma rodada de atendimento pelo menos a cada 2 horas.

E o grande volume de interações não é desculpa para deixar alguém sem resposta. Vale dar uma conferida nos comentários da página da Coca-Cola, que responde todos os comentários e ainda traz a assinatura de quem da equipe respondeu.

Erros para evitar

Existem alguns erros comuns quando se fala de automação em redes sociais, veja quais são.

Não editar o conteúdo para cada rede

O Facebook permite vários caracteres, o Twitter tem limite para 140. O Instagram é uma rede visual, com foco na imagem, o Facebook permite aprofundar um pouco mais o assunto por meio do texto de apoio.

Já falamos sobre o cuidado ao selecionar as redes sociais para uma marca, e você precisa ter cuidado ao replicar o conteúdo em diversas redes. Lembre de não apenas copiar e colar, mas sim ter atenção às peculiaridades de cada rede e ajustar o conteúdo para elas.

Agendar a perder de vista

Ao fazer os agendamentos, procure não usar datas muito distantes. Um mês agendado é o suficiente. Isso facilita caso você tenha que fazer algum ajuste. É importante prestar atenção aos fatos do momento para saber quando algum conteúdo precisa ser alterado ou substituído.

Note que, em caso de grandes tragédias ou reviravoltas políticas que tomem conta dos feeds de notícias pode ser uma boa pausar o conteúdo por algumas horas, até que você possa voltar a ter espaço.

Você já seguiu nosso canal no YouTube? Petit Escola no Youtube

E nossa página no Facebook? Petit Escola no Facebook

E nosso perfil no Instagram? Petit Escola no Instagram

Já assinou nossa newsletter? News da Petit Escola

Já viu nossa lista de cursos disponíveis? Nossos cursos

#Comofazer #InstagramMarketing #Facebook #Instagram #PáginadeFacebook #cursodemídiassociais #MídiasSociais #MarketingDigital

 

QUEM ESCREVEU ESTE POST? 

Oi, eu sou a Mariana Klein.

Sou Estrategista de Marketing Digital com uma década de experiência e mais de 250 clientes já atendidos em toda a América Latina. Sou Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e minha especialidade é Performance de Campanhas em Mídias Digitais (Social Ads, Google Ads, Native Ads).

Sou professora há 20 anos e no momento ensino Marketing Digital na Especialização em Comunicação e Marketing Estratégico (Faculdade Senac Porto Alegre) e  Métricas e Indicadores no MBA em Mídias Sociais Digitais (Universidade Franciscana - Santa Maria / RS).

Clique para ver mais detalhes do meu currículo.

  • Twitter Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Facebook Social Icon

© 2017 por Petit Mídias Sociais. Todos os direitos reservados. | Porto Alegre | Caxias do Sul | Gramado - RS | [email protected]CNPJ: 16.957.878/0001-50