• Equipe Petit

Geração Z e o marketing boca a boca: 11 dados que você precisa conhecer


A Geração Z é a primeira geração verdadeiramente conectada. A conectividade constante com seus amigos e a infinidade de fontes de informação disponíveis dão a esse grupo demográfico uma variedade extraordinária de opções ao fazer escolhas.

A propaganda boca a boca sempre foi um fator-chave para efetuar compras entre todas as gerações. De fato, 50% de todos os norte-americanos dizem que escolheriam boca a boca se tivessem que escolher apenas uma fonte de informações de compra. E 92% dos consumidores ao redor do mundo afirmam que confiam nas recomendações de amigos e familiares acima de qualquer outra forma de propaganda.

No entanto, relatórios de pesquisa da Convince & Convert Consulting e do Center for Generational Kinetics mostram que o boca a boca é ainda mais poderoso quando a Geração Z decide o que comprar.

Preparado para os números? Extraídas do Chatter Matters: o Relatório Boca a Boca de 2018 e do Estado da Gen Z: 2018, aqui estão 11 novas estatísticas da Geração Z que demonstram como o marketing boca a boca é vital para essa geração emergente. Acompanhe!

1. 48% da Geração Z fez recomendação boca a boca em segunda pessoa

48% da Geração Z fez essa recomendação, em comparação com 41% dos Millennials e 38% dos Gen X e Baby Boomers.

O "boca a boca em segunda pessoa" é quando um indivíduo faz uma recomendação não por causa de sua experiência pessoal, mas porque um amigo ou membro da família lhes disse algo positivo sobre o produto, serviço, marca ou empresa.

2. 30% da Geração Z já fez uma recomendação boca a boca overheard

30% da Geração Z fez essa recomendação, em comparação com 23% dos Millennials, 16% da Gen X e 13% dos Boomers.

Uma indicação boca a boca overheard é quando um indivíduo faz uma recomendação não por causa de sua experiência pessoal, mas porque estava ouvindo por acaso quando alguém que não conhecia elogiava o produto, o serviço, a marca ou a empresa.

3. 86% da Geração Z lê as avaliações antes de fazer uma compra pela primeira vez

As resenhas são cada vez mais importantes para todos os consumidores, mas a Geração Z consulta opiniões online extensivamente, e mais do que qualquer outra geração.

4. 68% da Geração Z lê três ou mais avaliações antes de fazer uma compra pela primeira vez

A Geração Z não se satisfaz dando uma olhada em apenas uma resenha para fazer uma compra. Eles leem três ou mais críticas antes de tomar a decisão.

5. 21% das mulheres da Geração Z leem 9 ou mais avaliações antes de fazer uma compra pela primeira vez

Essa importância dada pelas mulheres às resenhas é ainda mais interessante, considerando que 11% dos homens da Geração Z leem 9 ou mais avaliações antes de comprar pela primeira vez.

6. Geração Z + Millennials são 99% mais propensos a confiar em avaliações online e mídias sociais quando escolhem um restaurante

Esses jovens consumidores quase nunca selecionam um restaurante sem checar os comentários e as conversas nas mídias sociais. Em comparação com Geração X + Baby Boomers, os grupos Geração Z + Millennials têm 99% mais probabilidade de usar essas fontes de informação.

7. O Instagram é a rede social mais usada pela Geração Z seguir marcas

Na Geração Z 41% seguem marcas no Instagram, com uma porcentagem menor checando empresas via Twitter e outros canais.

8. 52% dos seguidores de marcas da Geração Z estão conectados a pelo menos 3 marcas no Instagram

Entre os membros da Geração Z que estão engajados com marcas no Instagram, 52% deles seguem pelo menos três.

9. Mulheres da Geração Z são mais propensas a seguir marcas no Instagram

48% das mulheres da Geração Z seguem marcas no Instagram, em comparação com 36% dos homens da Geração Z.

10. 46% da Geração Z segue mais de 10 influenciadores nas mídias sociais

Os representantes da Geração Z confiam um no outro e confiam em influenciadores de sua geração que têm público, experiência ou conhecimento incomensuráveis. Quase metade da Geração Z segue mais de 10 influenciadores nas mídias sociais hoje.

11. A Geração Z confia mais nos anúncios do YouTube

Isso em comparação com anúncios em rádio, impressos, televisão, mídias sociais, etc. Os anúncios do YouTube — geralmente estrelando influenciadores — são a forma mais confiável de publicidade entre a Geração Z.

Essas estatísticas e outras pesquisas mostram que a Geração Z não é simplesmente uma continuação dos Millennials. Seus comportamentos são diferentes. Suas expectativas são diferentes. Suas atitudes são diferentes. E, claro, seu jeito de usar o marketing boca a boca também é diferente.

Fundamentalmente, a Geração Z — pelo menos neste momento — depende mais do boca a boca, tanto em seu envolvimento offline quanto online, mais do que qualquer outra geração.

Sendo assim, se sua empresa vende para consumidores jovens, você simplesmente deve investir em uma estratégia de marketing de boca a boca de sucesso.

Quer compartilhar sua experiência com marketing boca a boca ou com a Geração Z? Deixe um comentário!

Conhece alguém que precisa conhecer estes dados? Compartilhe o post!

#MarketingDigital #segmentação #InstagramMarketing

  • Twitter Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Facebook Social Icon

© 2017 por Petit Mídias Sociais. Todos os direitos reservados. | Porto Alegre | Caxias do Sul | Gramado - RS | [email protected]CNPJ: 16.957.878/0001-50