• Mariana Klein

O Que Mudou no Comportamento Digital do Consumidor Durante a Pandemia?

Muita coisa mudou em 2020, né? Algumas empresas descobriram que dá para vender online e ter bons resultados, outras fecharam, algumas pessoas se redescobriram no isolamento e muita gente aprendeu a fazer pão.

E tudo isso foi compartilhado em tempo real nas redes sociais, então o Twitter compilou uma série de dados da pandemia que nos ajudam a entender o que mudou na vida das pessoas desde março de 2020.


Aqui estão os dados que considerei mais interessantes para compartilhar com você:


- O termo 'Live' foi o mais usado nas conversas sobre música de março a abril;

- 17 de março de 2020 foi o dia mais triste da história do Twitter desde que as emoções dos tweets começaram a ser monitoradas em 2009;



- As conversas sobre saúde mental aumentaram 41% no Twitter desde março;

- A maioria das pessoas acredita que as marcas agora devem ser solidárias, positivas, informativas e atenciosas;

- Só 7% acreditam que o tom da comunicação das marcas não precisa mudar;

- As pessoas estão publicando 50% mais na rede social;

- 59% das pessoas se sentem inseguras em relação às suas finanças pessoais;

- As menções diárias sobre pão cresceram 37%.


E o que nós, enquanto profissionais das mídias sociais, devemos fazer neste momento?

  1. Procurar formas de se conectar virtualmente com os seguidores abraçando um pouco mais as imperfeições. O importante é transmitir sua mensagem, não precisa ser uma megaprodução.

  2. Nos adaptar às mudanças de emoção do público e entender que o tom de voz das marcas precisa estar em constante evolução.

  3. Buscar formas mais sustentáveis de trabalhar, permitindo que nossa saúde mental seja protagonista da história e não um incômodo.

  4. Ser realmente honesto, se responsabilizar pelos posicionamentos da marca e não só falar sobre os temas do momento por falar.

  5. Entender como as conversas da sua marca podem trazer conhecimento e dicas para as pessoas, com conteúdos autênticos e engajados com todos os grupos.

  6. Incentivar a desaceleração.

Se interessou pelo assunto?

NovasConversas_Analise_de_Comportamentos
.
Download • 17.39MB

Então baixe o estudo completo do Twitter para ver todos os detalhes (é maravilhoso, recomendo).



 

QUEM ESCREVEU ESTE POST? 

Oi, eu sou a Mariana Klein.

Sou Estrategista de Marketing Digital com uma década de experiência e mais de 250 clientes já atendidos em toda a América Latina. Sou Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e minha especialidade é Performance de Campanhas em Mídias Digitais (Social Ads, Google Ads, Native Ads).

Sou professora há 20 anos e no momento ensino Marketing Digital na Especialização em Comunicação e Marketing Estratégico (Faculdade Senac Porto Alegre) e  Métricas e Indicadores no MBA em Mídias Sociais Digitais (Universidade Franciscana - Santa Maria / RS).

Clique para ver mais detalhes do meu currículo.

  • Twitter Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Facebook Social Icon

© 2017 por Petit Mídias Sociais. Todos os direitos reservados. | Porto Alegre | Caxias do Sul | Gramado - RS | [email protected]CNPJ: 16.957.878/0001-50