• Mariana Klein

Como usar os stories do Instagram para conquistar seguidores?

Você usa os stories do Instagram na sua estratégia de mídias sociais? Se a resposta for sim, este post é um checklist para você ter certeza de que está usando todos os recursos da plataforma corretamente. Se sua resposta for não, este post vai ajudar você a entender como fazer o melhor uso dos stories do Instagram para conquistar seguidores.


Para começar, alguns dados interessantes. De todas as visualizações de stories de Instagram diariamente, 1/3 são de empresas. E os stories são usados por 500 milhões de pessoas diariamente ao redor do mundo. Ou seja, os usuários da plataforma não apenas publicam stories como também visualizam eles e isso abre uma oportunidade para você que está querendo conquistar seguidores do Instagram.



O que são os stories do Instagram?

Os stories são publicações em formato vertical que ficam disponíveis por 24 horas e depois desaparecem, a não ser que você crie Destaques para salvá-los no seu perfil (Clique aqui para ver como criar e usar os Destaques do Instagram).



Como usar os stories do Instagram?

  1. Abra o aplicativo do Instagram e clique na câmera, no canto superior esquerdo da tela;

  2. Toque no círculo branco na parte inferior da tela para tirar uma foto;

  3. Ou toque e segure este mesmo botão para gravar um vídeo;

  4. Ou clique no botão à esquerda do círculo branco para selecionar fotos e vídeos salvos no seu celular.


Como saber quantas pessoas visualizaram seus stories do Instagram?

Para acompanhar os dados de análise das publicações em tempo real, siga os seguintes passos:


  1. Abra o aplicativo do Instagram e clique no botão 'Seu Story', no canto superior esquerdo da tela;

  2. Ao abrir o seu story publicado você verá uma contagem de visualizações na parte inferior da tela;

  3. Clique nele ou arraste para cima para ver alista de pessoas que visualizaram e, também, informações de quantas dessas pessoas clicaram em algum sticker do story, visitaram seu perfil, etc.;

  4. Apesar de ficarem publicados por apenas 24 horas, a lista de visualizadores pode ser acessada por 48 horas e os demais insights (dados e informações) ficam disponíveis por 14 dias na guia Informações do seu perfil comercial.


Como usar os stickers dos stories do Instagram?


Aqui é que começamos a falar sobre aumentar o alcance dos seus stories e conquistar novos seguidores. O segredo, além de criar conteúdo interessante e que as pessoas queiram ver, é usar os stickers certos para cada ocasião.


  • Stickers de hashtag e localização ajudam a aumentar o alcance e visualizações;

  • Stickers de GIFs, música e emojis ajudam a expressar sentimentos e o mood geral do seu negócio;

  • Stickers de enquete, perguntas, contagem regressiva, teste, 'Manda uma DM', etc., ajudam a aumentar as interações dos seus stories;

  • Stickers de marcação de produtos, 'Apoie as pequenas empresas' e 'Pedidos de Refeição', ajudam empresas a divulgarem seus produtos e gerar mais conversões.


Para adicionar stickers do Instagram nos seus stories, comece escolhendo o que você vai publicar (foto, vídeo) e, na parte superior da tela do editor de stories, clique no botão que parece um adesivo com uma carinha sorridente. Assim, você abrirá a lista de stickers disponíveis para o seu perfil. Note que talvez alguns stickers não apareçam (é o caso do sticker de música, que não está disponível no nosso perfil). A partir daí, basta clicar no sticker que você quer usar e seguir as instruções da tela para cada um deles.



Como aumentar as chances de conquistar novos seguidores com meus stories?


Já falei sobre o uso dos stickers de hashtags e de localização, que ajudam a aumentar o alcance dessas publicações, mas além disso há outros fatores para levar em consideração.


  • Prefira publicar vídeos. Isso porque o vídeo começa a tocar assim que o usuário chega ao seu story, e pode aumentar a chance de ganhar a atenção das pessoas;

  • Crie para os stories. Dar atenção ao formato é importante e demonstra ao usuário que você se preocupa com a imagem de profissionalismo da sua marca;

  • Vá além de simplesmente repostar. O repost (compartilhar os stories de alguém que mencionou você) é importante para estreitar laços com seus seguidores, mas eles têm menor chance de viralizar, por isso invista em criação de conteúdo exclusivo para os stories.

Dicas finais:


Uma boa imagem pode ser melhor que um vídeo meia-boca.
Os primeiros 3 segundos do seu story são decisivos, lembre de usar sua mensagem mais forte no começo.
Entregue valor nos stories. Eles precisam contar uma história e levar algo de novo para os seguidores.
Lembre da CTA. O que a pessoa deve fazer depois de ver seu story: visitar o perfil, clicar no link, responder, compartilhar? Deixe isso claro.
60% dos stories são visualizados com áudio, então vale usar música ou narração para ganhar a atenção dos seus seguidores.
Resolução recomendada: 1080 x 1920.
Tamanho máximo do arquivo: 30MB para imagens e 4GB para vídeo.
Duração máxima do vídeo: 15 segundos.
Espaço seguro: deixe livre 250 pixels no cabeçalho e 250 pixels no rodapé dos stories, para não ficar com texto ou logos abaixo da caixa de comentários ou do avatar do seu perfil.

E então? Bora dominar os stories?





 

QUEM ESCREVEU ESTE POST? 

Oi, eu sou a Mariana Klein.

Sou Estrategista de Marketing Digital com uma década de experiência e mais de 250 clientes já atendidos em toda a América Latina. Sou Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e minha especialidade é Performance de Campanhas em Mídias Digitais (Social Ads, Google Ads, Native Ads).

Sou professora há 20 anos e no momento ensino Marketing Digital na Especialização em Comunicação e Marketing Estratégico (Faculdade Senac Porto Alegre) e  Métricas e Indicadores no MBA em Mídias Sociais Digitais (Universidade Franciscana - Santa Maria / RS).

Clique para ver mais detalhes do meu currículo.

  • Twitter Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Facebook Social Icon

© 2017 por Petit Mídias Sociais. Todos os direitos reservados. | Porto Alegre | Caxias do Sul | Gramado - RS | [email protected]CNPJ: 16.957.878/0001-50