Guia Básico para Campanhas de Facebook e Instagram

4 Oct 2017

Há duas razões pelas quais você precisa criar campanhas em Facebook e Instagram: a primeira delas é o fato de essas serem as duas redes sociais mais usadas pelo público e, a segunda é o algoritmo, que está configurado para privilegiar publicações de família e amigos no feed de notícias, diminuindo o alcance das marcas.

 

Mas você está clicando nos botões azuis que aparecem na sua página para criar campanhas? Aqui está um pequeno guia de como fazer suas campanhas de forma profissional.

 

Primeiro Passo

Acesse o Gerenciador de Anúncios - www.facebook.com/ads/manager - e clique em +Criar Campanha ou Criar Anúncio.

 

Este é o momento de selecionar o objetivo da sua campanha, e você tem 14 opções para escolher, tudo vai depender do que você precisa que o usuário faça quando receber esse anúncio.

 

Já escrevemos um post sobre todos os objetivos de campanha, você pode ler todos os detalhes aqui.

 

Detalhe importante: o objetivo vai determinar quem vai receber os anúncios. Se você indicar que precisa que as pessoas acessem seu site, por exemplo, o Facebook vai buscar dentro da segmentação aquelas pessoas que tenham a maior propensão a clicar em anúncios de sites. O mesmo funciona para qualquer objetivo e é a garantia de que você vai ter o melhor resultado pelo menor custo possível.

 

É por isso que não adianta promover uma publicação se você precisa de cliques ou quer que as pessoas comprem no seu e-commerce.

 

Sobre o nome da campanha, sugiro sempre escrever: Nome da página - Mês - Objetivo, por exemplo: Petit - Outubro - Tráfego. Assim, quando você for fazer o relatório do mês pode pesquisar pelas campanhas de forma bem específica.

 

Segundo Passo

Depois de selecionar o objetivo da campanha você vai acessar a etapa de criação do conjunto de anúncios. Agora é hora de definir o público-alvo da campanha, a verba e a duração dela. Esta etapa é cheia de pequenos detalhes, vamos ver alguns deles:

 

- Nome do conjunto: Como você pode criar mais de um conjunto em cada campanha, é legal pensar em como você pode identificar facilmente cada um deles. Eu gosto de usar: Dia da criação - Palavra ou frase que diferenciem o conjunto. Por exemplo: 04.10 - Curso de AdWords Porto Alegre.

 

- Público: Defina sua segmentação de acordo com as características do público que você quer alcançar. Você tem centenas de possibilidades de escolha, além das exclusões e limitações. Dá uma olhada neste post sobre segmentação, aqui tem várias explicações e ideias para segmentar melhor.

 

- Posicionamentos: Você pode escolher se quer que seus anúncios sejam exibidos no Facebook, no Instagram, na Rede de Públicos ou no Messenger. O padrão é exibir em todas elas e deixar que o sistema busque o melhor resultado em cada uma, mas é possível criar campanhas específicas para cada rede.

 

É o caso de criar campanhas para serem exibidas nas stories do Instagram: este posicionamento está disponível apenas para o objetivo de tráfego e, quando você seleciona ele, não tem como marcar nenhum outro, devido à especificidade de design do formato.

 

Você pode, ainda, definir se a campanha será exibida apenas em dispositivos móveis ou desktop, se será exibida apenas para quem estiver conectado ao Wi Fi e, ainda, pode escolher o sistema operacional de quem recebe os seus anúncios, o que é muito útil para criar campanhas de aplicativos.

 

- Orçamento e Programação: aqui você define quanto vai gastar e por quanto tempo a campanha vai ficar no ar. Você pode definir uma verba para cada dia ou escolher uma verba vitalícia e deixar o sistema direcionar a verba em cada dia da campanha.

 

Clicando em Mostrar opções avançadas você libera mais uma série de opções, que podem ser mantidas no padrão ou podem ser alteradas. Uma das mais interessantes é a opção de Veicular anúncios de acordo com uma programação.

 

Ela está disponível apenas para verbas vitalícias, e o que você pode fazer é definir dias e horários específicos para a exibição dos seus anúncios. Assim, se você é um restaurante de almoço, por exemplo, pode impactar as pessoas no horário em que elas estão decidindo onde almoçar hoje.

 

Terceiro Passo

Feitas as opções do conjunto, chega a hora de definir o criativo do anúncio. Uma ferramenta bem útil para este momento é o Guia de Anúncios do Facebook, que traz todos os formatos possíveis para cada objetivo, com especificações técnicas.

 

A primeira decisão é se você vai criar um anúncio novo ou se vai usar uma das publicações da página para sua campanha. Criando um anúncio novo ele vira um dark post, e já explicamos tudo sobre dark posts aqui 

 

Se você decidir criar seu anúncio, vai notar que para cada objetivo aparecem opções diferentes.

 

O que é legal neste ponto é a possibilidade de usar o banco de imagens gratuito do Facebook para criar os anúncios.

 

Um bom anúncio:

- Entrega uma solução para o consumidor e deixa claro os benefícios do produto ou serviço

- Tem um texto curto (o Facebook recomenda não usar mais que 90 caracteres)

- Não tem texto na imagem ou tem no máximo 20% da imagem coberta por texto - o Facebook tem uma ferramenta de verificação de texto na imagem que ajuda a descobrir se sua imagem está ok

- Está de acordo com as regras de publicidade do Facebook.

 

24 horas depois

Depois de criada a campanha, feche o Gerenciador de Anúncios e vá fazer outras coisas. Sim, sei que é difícil não ficar ali cuidando o que acontece, mas você precisa deixar sua campanha viver por pelo menos 24 horas para verificar se está tudo bem com ela ou se precisa de algum ajuste.

 

Depois de criada é possível fazer alterações no público, na verba, na duração e no criativo. Basta selecionar o anúncio e clicar em Editar.

 

Ao fim da campanha

Quando sua campanha encerrar, você pode exportar um relatório. Aqui entra a importância de criar as campanhas com nomes padronizados. Pesquise as campanhas por palavras do nome e você terá a possibilidade de exportar um relatório de todas as campanhas de um determinado mês.

 

E é possível, ainda, personalizar os campos do seu relatório, acessando o botão Colunas.

Gostou deste post?

Que tal conhecer nossos cursos?

E nosso canal no YouTube?

E nossa página de Facebook?

 

Please reload

Please reload

  • Twitter Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Facebook Social Icon

© 2017 por Petit Mídias Sociais. Todos os direitos reservados. | Porto Alegre | Caxias do Sul | Gramado - RS | contato@petitmidiassociais.comCNPJ: 16.957.878/0001-50