Afinal, o que é um Dark Post?

16 Aug 2017

*Post atualizado em julho/2018

 

Você já ouviu falar em dark post? Talvez não, mas pode ser que você já tenha criado uma campanha para promover o envolvimento com uma publicação e ao chegar lá no fim do processo tenha percebido que aquele post não apareceu na sua página. Vamos desvendar este mistério?

 

 

O que é um dark post (ou ghost post)?

Um dark post é um post não publicado. Ele é uma publicação que foi criada em uma campanha de anúncios do Facebook ou do Instagram e não usou uma publicação já feita na página.

O dark post será exibido apenas para o público que você selecionar na segmentação para aquela campanha.

 

Como criar um dark post?

Se você quiser criar um dark post, você precisará criar uma campanha paga. Selecione o seu objetivo, faça as configurações de público, gasto e duração da campanha e, quando chegar na hora de definir a cara do anúncio, você terá duas opções: Criar novo anúncio ou Usar publicação existente.

 

 

Se você selecionar a primeira opção estará criando um dark post. Se selecionar a segunda poderá usar na campanha uma das publicações da página.

 

Quando é uma boa ideia usar dark posts?

A grande vantagem do dark post é que ele permite criar testes para descobrir e entender melhor o que dá resultado com seu público. Você pode (e deve) criar múltiplas variações de anúncios para uma mesma campanha e analisar a pontuação de relevância dos anúncios para saber quais deles fazem com que o público se envolva com a publicação ou clique nos seus links ou compre produtos na sua loja.

 

Algumas sugestões de variações para deixar suas campanhas mais inteligentes:

1 texto com 4 ou 6 imagens diferentes - Para descobrir que tipo de imagem tem melhor performance.

1 imagem com 4 ou 6 textos diferentes - Para descobrir que tipo de texto tem melhor performance. Você pode usar: texto comercial, institucional, positivo, negativo, com humor, com urgência, vale a criatividade para testar. 

 

Criei um dark post, posso publicá-lo na minha página?

SIM! Para isso, você precisa acessar o menu superior do seu Gerenciador de Negócios e abrir a ferramenta Publicações da Página.

 

 

Na guia Publicações de Anúncios você encontrará todos os seus dark posts. Basta selecionar o que você quiser publicar e no botão Ações decidir se você quer publicar agora ou programar para o futuro.

 

Ah, e um detalhe importante: só é possível publicar um dark post na página de Facebook, essa operação não é permitida para o Instagram. E, por falar em Instagram, até algumas semanas atrás todas as campanhas por lá eram dark posts, mas agora já é possível selecionar os posts publicados no perfil para serem usados nas campanhas e ter o resultado disponível diretametne no perfil. Quer saber mais sobre isso? Confere nosso curso de Instagram Ads!

 

E então, ficou mais claro o que é um dark post?

Se você gostou deste post continue construindo conhecimento por aqui:

YouTube | InstagramCursos

 

Please reload

Please reload

  • Twitter Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Facebook Social Icon

© 2017 por Petit Mídias Sociais. Todos os direitos reservados. | Porto Alegre | Caxias do Sul | Gramado - RS | contato@petitmidiassociais.comCNPJ: 16.957.878/0001-50