O que (não) esperar de um profissional de mídias sociais

27 Jul 2017

Nas últimas semanas tenho notado o crescimento de anúncios de vagas de trabalho com o título de Mídias Sociais (Assistente, Analista, Gerente, etc.) que trazem descrições um pouco fora da realidade do que é o trabalho do profissional da área. Para ajudar a turma do RH a abrir vagas melhores, vou contar um pouco o que você pode, ou não, esperar de um profissional de mídias sociais.

 

 

O mito do heavy user de redes sociais

É 2017 e ainda tem vaga para pessoas que sejam heavy users de redes sociais. Pensa aqui comigo: um heavy user é uma pessoa que usa muito as redes sociais, certo? Sabe aquela sua tia, que passa a tarde compartilhando posts aleatórios no Facebook, manda bom dia no WhatsApp e mais 10 mensagens motivacionais por dia? Então, ela é heavy user de redes sociais, você contrataria ela?

 

Não, né. Isso porque o que faz um bom profissional de redes sociais não é o fato de ele ser heavy user de redes sociais, e sim o fato de ele ter conhecimento técnico de como funciona cada rede, como criar conteúdo para cada uma, como compreender as características do público, como elaborar e otimizar campanhas para atingir os objetivos comerciais de uma empresa. É interessante lembrar que, atualmente, com o advento do Gerenciador de Negócios do Facebook, o profissional nem precisa acessar seu feed pessoal para trabalhar.

 

Volta e meia ouço alguém dizer que "minha experiência com contratação de profissionais de mídias sociais sempre foi negativa", mas será que isso não acontece porque você está procurando pela pessoa errada?

 

O que faz um profissional de mídias sociais?

Primeiro é preciso entender que alguns profissionais são especialistas em uma das áreas das mídias sociais, eles até entendem de todas as partes, mas decidem se aprofundar em uma delas - é o meu caso, que optei por atuar em planejamento e campanhas.

 

Mas há, também, os profissionais com perfil mais generalista, que podem atuar de forma quase global, solicitando consultoria apenas quando for necessário aprofundar alguma atividade. O importante é reconhecer quando é preciso contratar alguém de fora, além de ter consciência de que o seu orçamento para esta vaga vai interferir no perfil do contratado - quanto menor o salário, maior a chance de contratar um profissional júnior, por exemplo.

 

Sobre salários

Quer saber se o salário que você tem a oferecer está adequado à sua necessidade? Em sites como Love Mondays e Catho você pode pesquisar as médias salariais da vaga.

Não vale abrir vaga de estágio esperando contratar um Analista Sênior, ok?

 

Seja no perfil de especialista, seja no perfil de generalista, o que um social media pode fazer por você é:

 

- Planejamento de Conteúdo 

- Produção de Conteúdo

- Gestão de páginas de Facebook, perfis de Instagram, Twitter e outras redes sociais

- Gestão da comunidade das redes sociais

- Planejamento de campanhas pagas em redes sociais

- Criação, Gestão e Otimização de campanhas pagas

- Análise dos dados para otimização do planejamento

- Monitoramento de redes sociais

- Elaboração de relatórios

 

Que características diferenciam um bom profissional de mídias sociais?

Já que ser um heavy user está fora de cogitação, há outras características que são fundamentais para um bom profissional da área:

 

- Curiosidade

- Vontade de aprender

- Adaptabilidade

- Pensamento estratégico

- Não ter medo de se arriscar

 

E, sim, inglês é um diferencial.

Como o estado da arte da área de mídias sociais é norte-americano, fica um pouco difícil se destacar de verdade quando se consome a informação depois que ela chega aqui, já mastigada e com o viés de quem fez a tradução. Isso sem contar que há diversos softwares de ponta que não têm tradução para o português. Não pode ser obrigatório o inglês, mas faz diferença.

 

Cursos, certificações e formações

Há uma infinidade de formações para profissionais de mídias sociais, cada uma com um foco específico. Nossa Formação em Social Media, por exemplo, tem foco no aprofundamento técnico das mídias sociais. Aqui estão alguns cursos e certificações que demonstram que o candidato se aprofundou em alguma área:

- Conteúdo: Hubspot e Rock Content

- Campanhas: Google AdWords e Facebook Ads

- Marketing Digital: Nanodegree de Marketing Digital Udacity

- Facebook e Instagram: Blueprint

- Twitter: Twitter Flight School 

 

E, então, ficou mais claro de entender o que esperar de um profissional de mídias sociais? Em caso de dúvida, pode escrever para mim: escola@petitmidiassociais.com.

Você já seguiu nosso canal no YouTube? Petit Escola no Youtube

E nossa página no Facebook? Petit Escola no Facebook

E nosso perfil no Instagram? Petit Escola no Instagram

Já assinou nossa newsletter? News da Petit Escola

Já viu nossa lista de cursos disponíveis? Nossos cursos

 

Please reload

Please reload

  • Twitter Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Facebook Social Icon

© 2017 por Petit Mídias Sociais. Todos os direitos reservados. | Porto Alegre | Caxias do Sul | Gramado - RS | contato@petitmidiassociais.comCNPJ: 16.957.878/0001-50