Com Que Frequência Publicar nas Mídias Sociais?

2 Jan 2018

Quando se trata de planejar conteúdo para as mídias sociais de empresas, muito se fala a respeito da frequência das publicações. É importante compreender que cada rede social tem um funcionamento diferente, e que quando o público acessa diferentes redes ele tem expectativas diversas, por isso, a necessidade de publicar mais de uma vez ao dia ou apenas algumas vezes na semana varia.

 

 

 

Recentemente o Hubspot analisou publicações de mais de 10 mil empresas, sendo 15 mil posts em LinkedIn, 25 mil posts em páginas de Facebook e quase 60 mil posts no Twitter. Vamos ver o que eles descobriram?

 

Twitter

Na análise realizada ficou claro que o horário do dia e o dia da semana em que se publica não altera significativamente o alcance e as interações com os tweets.

 

 

O que isso quer dizer?

Que você precisa focar na qualidade do conteúdo e não no dia / horário quando se trata dessa rede.

No Twitter o ideal é publicar o máximo de vezes durante o dia. Uma conta com pelo menos 100 seguidores obtém entre 2,5 e 3 cliques por tweet, então vale aproveitar que o feed é um pouco mais cronológico que os das demais redes e publicar conteúdo de qualidade várias vezes ao dia.

LinkedIn

Como o LinkedIn é uma rede profissional, é perfeitamente normal verificar que o número de cliques diminui fora do horário comercial. Mesmo assim, durante o dia não há variação nas interações, ou seja: é mais importante focar na qualidade do conteúdo e não no horário de publicação.

 

Apesar de perceber que o número de cliques não varia no decorrer do horário comercial, o estudo aponta que nas terças e quartas-feiras acontecem mais interações nas publicações, provavelmente porque nas segundas está todo mundo focado em iniciar a semana colocando o trabalho em dia.

 

E quantas vezes publicar na semana?

A análise mostra que o envolvimento com as publicações diminui consideravelmente quando se ultrapassa a marca de 5 posts por semana (algo como 1 por dia útil). A principal razão disso provavelmente está ligada ao algoritmo do LinkedIn, programado para não exibir muitos posts de uma mesma empresa para o usuário.

 

 

O que isso quer dizer?

Que no LinkedIn você deve publicar conteúdo de qualidade no máximo 1 vez ao dia. Além disso, é importante observar que o máximo de performance nesta rede foi alcançado por páginas com 2 posts por semana, então você pode planejar entre 2 e 5 publicações.

Instagram

O Instagram é uma rede social com foco em imagem. O algoritmo dele é programado para exibir primeiro as publicações de perfis mais relevantes para o usuário, como explicamos neste post. Assim, mais do que focar na quantidade de publicações por dia, você deve focar na qualidade delas, para aumentar as interações dos seguidores com o seu perfil.

 

E quantas vezes publicar na semana?

Uma compilação de 14 estudos indica que o recomendado é publicar entre 1 e 2 vezes ao dia, sendo 3 o máximo. Grandes marcas, inclusive, tendem a publicar 1,5 vez ao dia, ou seja: nem todos os dias têm 2 publicações.

 

O que isso quer dizer?

Que você pode acalmar o coração e não precisa publicar todos os dias e nem publicar várias vezes ao dia. Tenha a certeza de que, se seu público foi construído de forma consistente, ele verá seus posts quando acessar o Instagram.

 

Um outro detalhe interessante a observar é que, se você tem muitas coisas para contar sobre a marca, pode usar os recursos de Stories e publicação em Carrossel (a versão do álbum para o Instagram). Esses formatos têm sido bem aceitos pelo público e você pode usá-los para não correr o risco de incomodar seus seguidores aparecendo a cada 15 minutos.

Facebook

Neste ponto você vai dizer “Eu já sabia”, mas vamos aos dados.

A maioria dos posts de páginas no Facebook não tem resultados expressivos de forma orgânica, e não se observa uma variação significativa em relação aos dias da semana ou horários do dia para publicar.

 

O estudo até aponta um possível aumento de resultados no começo da manhã e fim da noite, mas como não há um grande volume de publicações nesses horários não é possível obter dados definitivos. Os domingos parecem ser dias com mais interações, mas vale a pena observar a sessão de Informações da página para saber quando seu público está conectado à plataforma e tentar alcançá-lo nesses momentos.

 

E quantas vezes publicar na semana?

Na média as publicações feitas por páginas alcançam 0 cliques. Sim, exatamente isso: zero cliques. Apenas as melhores publicações conseguem romper a barreira do algoritmo e conquistar resultados orgânicos.

 

 

Apesar disso, é possível observar que, assim como no LinkedIn, o segundo post do dia canibaliza o primeiro. A razão é a mesma da outra rede, manter o conteúdo fresco e não repetitivo para o usuário e priorizar conteúdos novos.

 

No Facebook o ideal é publicar entre 2 e 5 vezes por semana e buscar aumentar o engajamento, visto que o algoritmo dá preferência de exibição para posts de páginas com seguidores ativos.

 

É hora de desistir do Facebook, então?

Não.

 

Quando se planeja conteúdo para um cliente em mídias sociais é importante levar em consideração alguns fatores, como as características do público e quais redes sociais ele usa. Não adianta ativar um perfil de Twitter se o consumidor da marca não usa essa rede, por exemplo. O mesmo vale para o LinkedIn, que é usado por pessoas em busca de vagas e aprimoramento profissional e acaba não sendo a melhor mídia social para todos os tipos de produtos e serviços.

 

Uma outra razão é o fato de muitas pessoas usarem o Facebook para saber o que está acontecendo com uma empresa, como horários de atendimento, novidades de produtos, promoções, etc., o que torna necessário manter uma presença constante e bem formatada na rede.

 

Apesar da dificuldade de alcançar relevância no Facebook, ele ainda é uma rede social com alto ROI e possivelmente a que tem maior facilidade na criação de campanhas e mensuração de resultados.

 

Precisamos estar sempre atentos aos resultados dos nossos clientes e às novas possibilidades, como o Instagram, que tem trazidos resultados interessantes para as marcas. 

 

E você, com que frequência publica nas páginas? Deixa um comentário e conta pra gente!

 

Please reload

Please reload

  • Twitter Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Facebook Social Icon

© 2017 por Petit Mídias Sociais. Todos os direitos reservados. | Porto Alegre | Caxias do Sul | Gramado - RS | contato@petitmidiassociais.comCNPJ: 16.957.878/0001-50