Como melhorar a criação de conteúdo para o Facebook?

16 May 2018

Você notou uma queda no alcance orgânico das suas publicações no Facebook ultimamente? A última atualização do algoritmo do Facebook fez algumas mudanças significativas em como a plataforma seleciona quais conteúdos serão mostrados para os usuários, por isso é preciso ter ainda mais atenção e cuidado na hora de criar as publicações para as páginas.

 

Quer melhorar os conteúdos que você cria para o Facebook? Temos algumas dicas para você.

 

 

O que dá mais resultado?

Para o novo algoritmo as interações mais importantes que um post pode ter são:

- O post é compartilhado via Messenger
- Os usuários curtem e comentam o post
- Os usuários respondem aos comentários feitos no post
- Os usuários criam interações significativas a partir do post

 

O que são interações significativas?

De acordo com as informações apresentadas pelo próprio Facebook, alguns itens serão considerados ao se determinar a qualidade das interações descritas acima:

- Tempo dedicado ao post - seja na leitura, ao visualizar uma foto ou ao ver um vídeo

- Sobre da página - quanto mais completas as informações do Sobre, melhor será o alcance

- Tipo de publicação

- O quanto o post é informativo

 

Como posso melhorar meu conteúdo?

Para obter melhores resultados orgânicos com o Facebook, é importante observar 3 grandes pilares:

1 - Promova interações significativas

2 - Fique atento ao que o seu público quer saber

3 - Evite o uso de iscas de engajamento ("marque seu amigo", "curta/compartilhe se você concorda")

 

Se você observar com cuidado, os três pilares estão conectados: os engajamentos promovidos por uma isca ("marque aqui seu amigo", "reaja com um coração se você também ama...") não têm alta qualidade, porque são apenas uma marcação ou uma reação. E, para fazer com que o público interaja de forma significativa, você precisa compreender o que faz com que ele queira marcar um amigo ou compartilhar a publicação.

 

Agora pegue o bloquinho para anotar as 5 dicas a seguir:

 

1 - Seja mais seletivo

Como já falamos aqui, quando se trata de Facebook o foco precisa ser qualidade e não quantidade. Não há problema em publicar apenas 2 vezes por semana, desde que essas publicações sejam exatamente o que seu público quer ver.

Lembre que as interações orgânicas ajudam a melhorar os resultados pagos, caso você queira impulsionar a publicação, então mesmo que sua estratégia conte com investimentos, busque sempre alcançar a máxima qualidade em cada publicação.

 

2 - Adote uma estratégia com vídeo

Vídeos aumentam as chances de um usuário parar a navegação e prestar atenção, e isso precisa ser usado para buscar melhores resultados. De acordo com um estudo da quintly, posts com vídeos recebem 8 vezes mais comentários e têm 186% mais engajamento que publicações de links ou com imagens.

Quem nunca parou o que estava fazendo para ver um vídeo de receita?

 

O importante é lembrar que isso só vale se o vídeo for nativo, ou seja, publicado diretamente no Facebook. Se o vídeo for ao vivo, melhor ainda, porque os usuários passam 3 vezes mais tempo assistindo a transmissões ao vivo que vídeos previamente gravados.

 

3 - Dedique mais tempo aos canais próprios

Uma estratégia digital não pode contar apenas com um canal e não pode depender inteiramente de plataformas de terceiros, como as redes sociais. As plataformas de redes sociais são empresas com um modelo de negócios baseado em venda de espaços publicitários, portanto, não temos nenhum controle sobre elas.

Por isso precisamos investir cada vez mais esforços nos canais próprios, como site e blog. Prepare seu conteúdo para ser encontrado, por meio de estratégias de SEO e produção de conteúdo de alta qualidade.

 

4 - Encare o Facebook como uma plataforma paga

Use as ferramentas disponíveis no próprio Facebook para compreender melhor seu público, fazer segmentações mais específicas e assertivas e obter o melhor retorno para cada Real investido.

É uma questão de tempo o alcance orgânico chegar a zero, visto que este é o modelo de negócios da plataforma.

 

5 - Planeje e entenda melhor o seu público

Para criar bom conteúdo é preciso ter uma construção sólida de persona e usar estes indicadores a cada publicação a ser criada e a cada produto a ser divulgado. Se você conseguir compreender quais são as maiores dificuldades, sonhos e desejos do público, 50% do seu resultado está garantido.

 

Os outros 50% vêm de um planejamento bem feito, com foco nas metas comerciais do cliente: ele precisa expandir a marca? vender mais? captar mais leads? Tendo em mente as metas a serem alcançadas fica mais simples conectá-las com o consumidor, medir retorno e saber exatamente o que você precisa fazer com seu conteúdo.

Gostou deste post?

Conheça nossos cursos.

Curta nossa página no Facebook.

Siga-nos no Instagram.

 

 

Please reload

Please reload

  • Twitter Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Facebook Social Icon

© 2017 por Petit Mídias Sociais. Todos os direitos reservados. | Porto Alegre | Caxias do Sul | Gramado - RS | contato@petitmidiassociais.comCNPJ: 16.957.878/0001-50