Quanto custa anunciar em redes sociais?

13 Apr 2018

Quanto você investe nas suas campanhas de redes sociais? Será que este valor está adequado à realidade das redes sociais? Quanto, afinal, custa para criar campanhas em redes sociais? Vem ver quais fatores estão envolvidos no cálculo do custo.

 

Qual é a média do mercado?

Para começar, preciso deixar claro que não existe uma média de custo de campanha, bem como não existe um resultado igual para todas as campanhas. Os resultados de campanhas em redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter, etc.) geralmente dependem de alguns fatores como:

 

- Segmentação: a escolha do público-alvo de cada campanha ajuda a determinar o custo de cada resultado, uma das explicações disso é compreender que alguns públicos são mais usados como segmentação que outros e, por serem mais concorridos, acaba ficando mais difícil chamar a atenção deles.

- Sazonalidade: dependendo da época do ano a concorrência pela atenção do público pode ser maior. Nestes momentos acaba sendo mais caro alcançar os resultados desejados.

- Qualidade de texto e imagem: talvez este seja o fator mais definidor do custo das campanhas. Quanto melhor forem os textos e as imagens, quanto mais adequados ao público e chamativos, menos vai custar para alcançar um clique ou um envolvimento com a publicação. Nas campanhas de Facebook e Instagram, por exemplo, o nome desta qualidade é Pontuação de Relevância.

 

 

Como a qualidade do meu anúncio afeta o custo da campanha?

A qualidade de um anúncio é a medição do quanto aquela mensagem (texto + imagem ou vídeo) está adequada ao público-alvo. Essa qualidade é calculada depois de algumas exibições, com base na reação das pessoas.

Nas campanhas de Facebook e Instagram esta métrica é calculada após as primeiras 500 pessoas alcançadas. Quanto mais interações positivas neste momento, mais alta será a pontuação e mais barato será rodar esta campanha.

 

Estima-se que ao alcançar a nota máxima (10) na pontuação de relevância no Facebook e Instagram as ações (cliques, envolvimentos, cadastro de leads) custam até 6 vezes menos que em anúncios com pontuação mínima (1).

 

Conseguir melhorar a qualidade dos anúncios depende do quanto você entende o público-alvo e o objetivo comercial da marca. Isso é obtido por meio de um planejamento feito antes de investir o primeiro real, e vai passar pela determinação de metas e elaboração de personas.

Este trabalho é decisivo ao escolher como falar com as pessoas que receberão os anúncios.

 

Como posso melhorar os resultados das minhas campanhas?

A partir do momento em que você compreende quais são os fatores envolvidos, fica mais fácil buscar melhorias, veja algumas delas:

 

- Melhorar a segmentação - quando você compreende quais são os seus objetivos e exatamente quem é o público que você precisa alcançar, mais simples é de criar um criativo para o anúncio que chame a atenção e entregue exatamente o conteúdo que seu público precisa para determinadas etapas da jornada do consumidor.

- Melhorar a qualidade - sempre monitore a qualidade dos seus anúncios depois de 24 horas da campanha no ar. Pode ser necessário fazer ajustes caso os anúncios não sejam bem recebidos pelo público.

- Realizar testes - as plataformas de campanhas contam com ferramentas de teste (Teste A/B, Criativo Dinâmico, etc.), e é preciso testar muitas variações de textos, imagens, vídeos, chamadas para ação até entender quais são os melhores caminhos a seguir.

 

Então, vale lembrar: não existe fórmula pronta de quanto cada campanha vai custar, porque isso vai variar de acordo com o público, a data, a qualidade do anúncio. Invista em compreender cada vez melhor seu público, ter metas simples e claras e fazer testes para descobrir os melhores caminhos das suas campanhas em redes sociais.

Gostou deste post?

Acompanhe nossa página.

Conheça nossos cursos online.

Conheça nossos cursos presenciais.

 

 

Please reload

Please reload

  • Twitter Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Facebook Social Icon

© 2017 por Petit Mídias Sociais. Todos os direitos reservados. | Porto Alegre | Caxias do Sul | Gramado - RS | contato@petitmidiassociais.comCNPJ: 16.957.878/0001-50