Como conquistar seguidores no Instagram?

2 Apr 2019

Você está fazendo marketing no Instagram? Então, você provavelmente está procurando aumentar sua audiência, certo? Conquistar seguidores no Instagram pode parecer difícil, mas temos boas notícias para você: neste post vamos discutir algumas táticas testadas e comprovadas para chegar lá.

 

 

Antes de começarmos, fique com algumas dicas

 

Já não é mais uma questão de saber se o Instagram precisa fazer parte de sua estratégia de marketing. Agora, é uma questão de descobrir como aproveitar melhor seu tempo e energia gastos na plataforma para alcançar os resultados desejados.

 

Uma das questões mais intrigantes para trabalhar é como conquistar seguidores no Instagram — sem mendigar pessoas ou pagar por (fake) seguidores.

 

Tornar-se o garoto popular no ensino médio pode parecer uma tarefa mais fácil do que tentar convencer um grande número de estranhos que não conhecem você  a seguir o seu perfil no Instagram, concorda?

 

Com algumas estratégias básicas (porém inteligentes) que compartilharemos com você neste post, você começará a ver seu público no Instagram crescer.

 

Antes de nos aprofundarmos em como conquistar mais seguidores no Instagram, vamos estabelecer algumas regras básicas que ajudarão você a ter a mentalidade certa para este trabalho.

 

 

Paciência é fundamental. Roma não foi construída em um dia e sua base de seguidores também não será.

 

Se você quiser conquistar seguidores no Instagram de uma maneira orgânica, saiba que isso exigirá três coisas: sangue, suor e lágrimas. O que estamos falando é de muito trabalho e consistência de esforço. Se você alavancar todos os dias as estratégias que estamos prestes a discutir e manter a paciência em alta, verá que os resultados serão recompensados ​​em alguns meses.

 

 

Seja genuinamente curioso sobre outras pessoas.

 

A maioria dessas estratégias não funcionará se você não tiver interesse verdadeiro em seu possível seguidor. Conhecer seu público-alvo é uma parte essencial do marketing e também metade do trabalho necessário para começar as estratégias descritas abaixo.

 

Portanto, não tenha medo de arregaçar as mangas e conhecer seus clientes! Fique animado com a oportunidade de fazer uma conexão real com algumas pessoas incríveis no Instagram. Quando você fizer isso, você verá um R.O.T. (retorno do seu tempo).

 

É isso aí. Esperamos que você esteja na mentalidade certa agora para aprender as táticas para conseguir mais seguidores no Instagram, então vamos lá!

 

 

1. Aproveite os influenciadores do Instagram

 

A primeira estratégia para conquistar seguidores no Instagram é fazer parceria com influenciadores.

 

Por que você deveria fazer isso?

 

Assim como em seus velhos tempos do ensino médio, às vezes é bom ficar entre os mais populares, porque isso pode trazer o benefício de muitas (e valiosas) conexões e influências.

 

A parceria com os influenciadores que têm mais seguidores do que você (especialmente se os seguidores deles são seu público-alvo) pode ser uma grande vitória para sua empresa.

 

Tudo o que você precisa fazer é desenvolver uma estratégia sólida que permita ao influenciador mostrar sua empresa de maneira convincente por meio do conteúdo do Instagram.

 

Em troca, você terá que compensar o influencer monetariamente ou com permuta de produtos ou serviços.

 

Mas será que o investimento compensa?

 

Se você selecionar os influenciadores certos, compensa. Por meio de campanhas envolventes, você pode chamar a atenção dos seguidores do influenciador e incentivá-los a seguir seu perfil do Instagram.

 

Você pode contratar muitos níveis diferentes de influenciadores no Instagram — desde contas de micro influenciadores com apenas algumas centenas de seguidores até celebridades conhecidas mundialmente. Dependendo de com quem você fechar negócio, você pode ver o seu número de seguidores aumentar em 24h.

 

 

2. Foque nos micro influenciadores

 

Colaborar com micro influenciadores (influenciadores com até 1.000 seguidores) é fundamental para construir relacionamentos de qualidade com novos públicos. É, também, uma maneira comprovada de conquistar seguidores no Instagram.

 

Então, não menospreze os seguidores dos micro influenciadores! Eles realmente têm taxas de engajamento e conversão mais altas devido ao relacionamento mais próximo com o público.

 

A estreita comunicação e interação com os seguidores é uma prioridade para os micro influenciadores, e é por isso que sua influência é tão valiosa. Micro influenciadores podem ser eficazes em mostrar sua marca de forma a enviar mais seguidores na sua direção.

 

Novamente, para garantir que sua colaboração com o influenciador resulte em um aumento na contagem de seguidores, é essencial desenvolver uma campanha eficaz.

 

DICA EXTRA: é melhor criar uma campanha que exija que o influenciador publique várias vezes em um determinado período de tempo. Embora uma postagem feita com uma ótima colaboração possa ajudar você a conquistar novos seguidores, a repetição e o reconhecimento da marca por meio de várias publicações diferentes ajudarão a aumentar suas chances de as pessoas verem você em seus feeds.

 

 

3. Use hashtags para melhorar a visibilidade

 

Um dos aspectos mais exclusivos e funcionais do Instagram são as hashtags.

 

Ao contrário de seu uso menos popular no Facebook, as hashtags do Instagram têm um propósito claro de vincular sua publicação exatamente ao lugar em que ela deve estar.

 

Pense em hashtags como palavras-chave que seu possível seguidor digitaria em uma pesquisa no Google. Coloque-se no lugar deles. Do que eles gostam? Quais são os seus interesses? O que eles estão tentando aprender? Como eles querem se divertir no Instagram?

 

Para aproveitar ao máximo as hashtags do Instagram, primeiro faça um exercício: elabore uma lista de 30 a 50 hashtags que sejam relevantes para o seu conteúdo e para os interesses do seu público. Agora, separe esta lista em grupos menores, com hashtags que se conectem por meio de um tema (por exemplo, se vou publicar sobre uma cafeteria, criarei grupos de hashtags para cada produto ou linha de produtos).

 

 

Não use muito mais que 5 hashtags para cada postagem, e certifique-se de combinar tags menores com tags maiores e tags regionais. Dessa forma, você aumentará suas chances de ser descoberto tanto por seu nicho quanto pelo público mais amplo do Instagram.

 

Para saber se a sua escolha teve resultados, acesse a opção de Ver informações, que fica abaixo da sua publicação no perfil comercial. Ali você encontra os dados de quantas pessoas descobriram suas publicações por causa das hashtags usadas e saberá quantas seguiram você depois da descoberta.

 

Além de escolher as tags certas, crie sempre o seu melhor conteúdo para que as publicações tenham destaque nos resultados de busca. Quanto mais usuários se conectam com seu conteúdo, maiores são as chances de eles seguirem você.

 

 

 

 

 

DICA EXTRA: o uso de hashtags vale também para as Stories. Escolha o sticker #hashtag e insira uma das tags da sua lista para facilitar a descoberta. Para verificar se sua estratégia está funcionando, acesse a seção "Insights" do seu perfil empresarial. Lá, você poderá obter dados sobre impressões, contas alcançadas, seguidores e muito mais para cada um de seus Stories.

 

 

4. Direcione seus investimentos para o Instagram

 

Lembre de direcionar parte da sua verba mensal de campanhas em mídias sociais para o Instagram. As Stories têm sido um bom caminho para conquistar novos seguidores.

 

Você pode testar usar o objetivo de tráfego na sua campanha, direcionando o público para o link do perfil do Instagram e usar o botão Saiba Mais como chamada para ação. Assim, ao clicar no seu anúncio, a pessoa visitará o perfil e poderá decidir seguir.

 

Este formato permite rastrear o custo de cada novo seguidor e conquistar seguidores realmente engajados.

 

 

5. Saia da página inicial e explore

 

Esta próxima estratégia de como conquistar mais seguidores no Instagram é um processo orgânico, gratuito, para construir sua base de seguidores.

 

Muitas empresas que buscam aumentar seu número de seguidores presumem que basta criar um ótimo conteúdo para alcançar as pessoas.

 

Na realidade, a enorme quantidade de conteúdo publicado no Instagram a cada minuto pode facilmente esconder suas publicações e prejudicar sua visibilidade. Se você quiser reduzir o ruído é preciso entrar em contato e interagir proativamente com a comunidade do Instagram.

 

A chave nessa estratégia é encontrar, conectar e construir relacionamentos com pessoas que pensam como você no Instagram e que gostariam de fazer parte da sua audiência.

 

 

8 etapas para encontrar novos seguidores em potencial e construir relacionamentos com eles

 

Aqui está um processo simples, mas eficaz, de 8 etapas para encontrar e construir relacionamentos com novos seguidores em potencial. Para não errar no Instagram, se dedique a elas.

 

Como exemplo, digamos que você seja um agente de viagens interessado em quem compartilha conteúdo sobre planos de viagem ou sonha em conhecer novos lugares.

 

1. Saia de casa. Vá explorar

Quando você se muda para outra cidade, você só fará novos amigos se sair de casa. O mesmo vale para o Instagram, todo mundo está ocupado e tem muitas opções de conteúdo disponíveis. Você deve se esforçar para deixar o conforto do seu perfil para encontrar pessoas com as quais deseja conversar e conhecer melhor.

 

2. Clique em Explorar

É aqui que a mágica acontece para ajudar você a descobrir novos seguidores em potencial. Existem mais de um bilhão de usuários ativos mensais no Instagram, o que lhe dá muito espaço para expandir seu público.

 

Uma das maneiras mais eficazes de descobrir usuários novos e relevantes com os quais você pode se conectar é aproveitar a opção "Explorar". Para acessar essa seção, abra seu aplicativo Instagram e toque no ícone da lupa na parte inferior.

 

3. Digite palavras-chave relevantes

Agora, volte à sua lista com suas principais hashtags por interesses que discutimos no tópico 3. Selecione hashtags ou frases curtas relevantes e digite-as na barra de pesquisa, exatamente como faria com o Google.

 

Para o nosso exemplo, vamos usar "#travelbucketlist", que pressupõe que uma pessoa tenha aspirações para ver determinados locais do mundo.

 

4. Siga essa palavra-chave ou hashtag

Depois de ver a lista com os resultados da pesquisa, toque na hashtag mais relevante para você. Como resultado, você acessará um perfil dedicado, com postagens contendo essa hashtag.

 

Toque na barra "Seguir". Esse prático recurso coloca as principais postagens com a hashtag escolhida no seu feed do Instagram a cada semana, juntamente com as postagens das pessoas que você já está seguindo.

 

5. Toque em "Recentes"

Ao alterar sua visualização de "Principal" para "Recente", você encontrará publicações que acabaram de ser feitas usando aquela hashtag.

 

Se você se envolver com elas (curtir e comentar - procure não enviar mensagens privadas para quem ainda não segue você), é provável que você encontre a pessoa que publicou ainda esteja online e engaje em uma conversa com você.

 

Além disso, as publicações “Principais” acumularam muito mais envolvimento, o que significa que seus comentários podem ser perdidos entre as centenas ou milhares de outros usuários postados ao longo do tempo.

 

6. Clique em um post interessante e se engaje

Selecione de três a cinco postagens de qualidade para curtir e deixe um comentário genuíno e sincero. Gaste pelo menos 30 minutos pesquisando conteúdo e interagindo com ele. Quanto mais personalizados forem seus pensamentos e respostas para as postagens dos usuários, maior será a probabilidade de eles se envolverem com você.

 

Para se destacar mais e ter a chance de realmente se conectar com a pessoa que acabou de publicar e seus seguidores, não deixe comentários padronizados ou comerciais, apenas converse com aquele usuário deixando um comentário real sobre a publicação

 

DICA EXTRA: Faça uma pergunta que exija uma resposta (uma dúvida, um pedido de informação sobre algum detalhe da foto, etc.). Ao criar um diálogo, você se destacará dos outros que não estão se esforçando para criar comentários ou que talvez estejam usando comentários automatizados e genéricos gerados por um bot.

 

7. Siga os perfis que você considera relevantes para seus objetivos

Se você descobrir um usuário que crie publicações interessantes o suficiente para despertarem o seu interesse, siga-o. Há uma cortesia velada comum do Instagram para acompanhar alguém que primeiro o seguiu.

 

A própria plataforma parece estar encorajando esse comportamento com o botão "Siga de volta" que você pode ver nos perfis que já o seguiram.

 

8. Repita os passos 6 e 7

Gaste pelo menos 15 minutos por dia interagindo com publicações selecionadas e seguindo os usuários do Instagram. Com o tempo, você cultivará um grupo segmentado de perfis que se conectaram genuinamente com você e seu perfil. Continue a cultivar os relacionamentos e seja consistente com o envolvimento no conteúdo recente dos usuários que você seguiu.

 

DICA EXTRA: Não siga alguém aleatório na esperança de que ele siga você de volta e deixe de segui-lo depois. Isso desperdiça tempo e esforço e é simplesmente pouco profissional. Semelhante a uma isca, uma pessoa que é seguida por você pode estar ansiosa para construir uma conexão genuína.

 

 

Conclusão

 

Há muitas maneiras de conquistar seguidores no Instagram sem ter que pagar por automações ou seguidores falsos.

 

Enquanto aumentar o seu público artificialmente por meio da compra de seguidores pode parecer tentador, o resultado é que você coloca em risco o seu engajamento e deixa seus objetivos ainda mais distantes (inclusive, se você quiser saber mais, já falamos sobre a compra de seguidores aqui no blog).

 

Se você dedicar um tempo para identificar quem deve ser seu seguidor preferido, é muito mais fácil se esforçar para encontrar os membros do público-alvo. Crie conteúdo incrível, alcance a comunidade de uma maneira autêntica e significativa e conquiste seguidores no Instagram com facilidade e rapidez.

 

Conhece mais alguém que precisa saber dessas dicas? Compartilhe o post!
 

Please reload

Please reload

  • Twitter Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Facebook Social Icon

© 2017 por Petit Mídias Sociais. Todos os direitos reservados. | Porto Alegre | Caxias do Sul | Gramado - RS | contato@petitmidiassociais.comCNPJ: 16.957.878/0001-50