10 Dicas de Copywriting para Anúncios em Mídias Sociais

23 Apr 2019

Um bom copywriting é necessário para qualquer anúncio em mídias sociais ser bem-sucedido. Mas quando você tem centenas de tarefas em movimento, pode ser difícil dar ao conteúdo a atenção que ele merece. Mas se você dedicar um tempo para refinar seus textos, você receberá o retorno de melhor engajamento, mais cliques e custos mais baixos.

 

Pensando nisso, elaboramos 10 dicas de ouro do copywriting para você melhorar o texto dos seus anúncios e se destacar no feed. Boa leitura!

 

 

 

Dicas essenciais de copywriting para seus anúncios em mídias sociais

 

1. Simplifique

Sempre que possível, simplifique sua escrita. Afinal, você não quer que as pessoas trabalhem mais do que o necessário para interagir com seu anúncio.

 

Quando as pessoas percorrem o feed, elas nem sempre param e clicam no botão "ver mais" para ler o texto completo. Por isso, em anúncios, busque concentrar a parte mais importante da sua mensagem nos primeiros 90 a 100 caracteres e, quando possível, remova o texto adicional para que o leitor não precise expandir para ver o restante do conteúdo.

 

Para simplificar ainda mais, elimine adjetivos desnecessários, use os verbos em voz ativa e substitua palavras longas por palavras curtas.

 

2. Revise e edite (pelo menos duas vezes)

Quando você passa muito tempo escrevendo e reunindo diferentes formatos de anúncios, gastar um tempo para analisar tudo novamente pode parecer um pouco entediante. Mas acredite: você deve resistir à tentação de acreditar que a sua publicação ficará perfeita de primeira.

 

Seja você um especialista ou um novato, todo mundo comete erros. Ao analisar cuidadosamente seu trabalho, você perceberá inconsistências e deslizes. Uma rápida sessão de revisão pode ser a diferença entre um anúncio ruim e um ótimo.

 

Se você não tiver tempo de revisar, peça a um colega que revise — um novo olhar é sempre útil quando se trata do processo de edição.

 

3. Remova o jargão

Quando você executa uma campanha em um tópico complexo, você deve gastar tempo removendo o jargão técnico de seus rascunhos — isso não agrega valor. Na verdade, eles dificultam a leitura do seu texto.

 

Portanto, troque as expressões técnicas por palavras simples que entregarão sua mensagem claramente ao público.

 

4. Escreva para o seu público

Quando você entende quem está segmentando e por quê, é possível entender as experiências e os pontos problemáticos únicos do seu público-alvo e, dessa forma, conversar melhor com a sua audiência.

 

Por exemplo, você provavelmente usará uma linguagem para um executivo de uma organização de serviços financeiros e outra, muito diferente, para um varejista. É importante que sua linguagem e tom reflitam cuidadosamente o seu público.

 

5. Teste seu texto do anúncio em uma publicação orgânica

Se algo funciona bem organicamente (sem investimento), há uma boa chance de que ele tenha um bom desempenho como anúncio. É por isso que usamos as publicações orgânicas como forma de testar o copywriting do anúncio.

 

Então, experimente cabeçalhos, CTAs e imagens diferentes para ver o que funciona melhor. Dessa forma, você não vai pagar por anúncios com os quais já sabe que as pessoas não se envolverão.

 

6. Considere a experiência de rolagem do feed

Quando você faz o copywriting do anúncio, deve pensar em toda a experiência do usuário, o que, em geral, tem a ver com a rolagem do feed de notícias.

 

Você não pode pensar em seus anúncios como unidades isoladas, o ideal é considerar como todos os seus anúncios funcionam juntos.

 

Para manter a experiência de rolagem do seu público em mente, pergunte-se: meus anúncios têm mensagens concorrentes? O texto de diferentes anúncios entrega a mensagem de forma clara, sem repetição? As imagens são complementares o suficiente para as pessoas entenderem que se trata da mesma empresa? As imagens são diferentes o suficiente para chamar a atenção das pessoas?

 

7. Gaste tempo na chamada para ação

Você deve usar uma linguagem ativa com foco no benefício para o consumidor — o que incentiva mais cliques e interações. Porém, é importante pensar em toda a jornada, e não apenas naquele clique. Para onde esse clique levará? Qual é o objetivo final deste anúncio?

 

Sua frase de chamada para ação (CTA) deve definir as expectativas do que virá em seguida. Você não quer ser conhecido por usar chamadas caça-cliques que não cumprem a promessa, não é mesmo?

 

8. Experimente com emojis

Usar emojis é uma maneira divertida de envolver seu público (desde que ele se alinhe à voz da sua marca). Se você estiver executando uma campanha bilíngue, por exemplo, a natureza universal do emoji pode melhorar a mensagem e criar consistência nos anúncios.

 

Qualquer que seja o cenário em que você escolha usá-los lembre-se de que seu público é fundamental. Portanto, se seu público-alvo não usa emojis, você também não deve usar.

 

9. Escreva para o formato certo

Cada anúncio deve ser escrito com o formato já em mente. Então, a maneira como você escreve o texto dependerá se você estiver escrevendo para um anúncio com uma imagem, um vídeo ou um carrossel, por exemplo.

 

Aproveite para se divertir criando e diversificando o posicionamento do texto com outros componentes, como imagens. Você perceberá a diferença que isso faz quando seus anúncios forem veiculados.

 

10. Teste e revise as campanhas

Não tenha medo de experimentar algumas técnicas novas, mas esteja preparado para refinar seu texto a cada rodada de testes. Você deve sempre olhar para o que funciona bem e por quê.

 

É interessante dividir os testes (A/B) para avaliar diferentes abordagens. Um teste de divisão pode dizer rapidamente o que está tendo um melhor desempenho e ajuda a tomar decisões mais acertadas com base em dados. Vale lembrar que o tamanho das imagens nos anúncios também influencia significativamente a experiência do usuário nas redes sociais. Para saber mais sobre o assunto, veja o nosso guia completo de tamanho de imagens para Facebook Ads.

 

Para criar campanhas de anúncios que se destaquem, melhorem a experiência do usuário e aumentem o engajamento do público é preciso levar uma série de fatores em consideração. Por isso, quando você começar a fazer o copywriting para a sua próxima campanha, lembre-se dessas dicas. Elas ajudarão você a refinar seus anúncios em mídias sociais e a produzir melhores resultados.

Gostou deste post?

Então compartilhe com um amigo que pode aproveitar essas dicas para melhorar o resultado das campanhas. :)

 

 

Please reload

Please reload

  • Twitter Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Facebook Social Icon

© 2017 por Petit Mídias Sociais. Todos os direitos reservados. | Porto Alegre | Caxias do Sul | Gramado - RS | contato@petitmidiassociais.comCNPJ: 16.957.878/0001-50