Posicionamento de Anúncios de Facebook e Instagram Ads: Tudo o que você precisa saber

20 Feb 2019

Os anúncios de Facebook e Instagram Ads parecem ser a terra das opções ilimitadas. O mundo é sua ostra, como diria Shakespeare, e você o tem em suas mãos. Você pode criar vários tipos de anúncios e pode até mesmo alcançar pessoas que estão fora do Facebook. Isso pode ser uma grande vantagem, mas também pode ser um pouco assustador porque é muita coisa para lidar, sabemos disso.

 

Uma das dúvidas que recebemos dos nossos alunos é: "Por que meu anúncio está aparecendo em tal lugar? Só queria que ele aparecesse no Facebook!" ou, ainda, "Como faço para meu anúncio aparecer em tal lugar?". Calma. Neste post abordaremos tudo o que você precisa saber sobre posicionamento de anúncios de Facebook e Instagram Ads, incluindo todas as suas diferentes opções, os prós e contras de cada um, o que todos eles significam e como escolher o que é certo para você.

 

Tudo pronto? Então, vamos lá!

 

 

Posicionamentos de anúncios no Facebook: quais são minhas opções?

 

Os posicionamentos dentro do Facebook são, na verdade, uma parte bastante direta do sistema de anúncios da plataforma e, desde que você tenha as informações certas disponíveis, você pode tomar decisões estratégicas inteligentes sem muitos riscos envolvidos. Isso nem sempre é verdade com outras partes do sistema de anúncios, portanto, veja isso como uma área em que você tem um pouco mais de controle. Então, vamos nos aprofundar!

 

Seus canais no Facebook designarão, é claro, onde seu anúncio realmente será exibido e em quais plataformas. Isso, por sua vez, afetará vários outros fatores, como o formato que seu anúncio pode ter em diferentes plataformas, o volume de texto que você pode ter e até o custo do anúncio. De acordo com essa pesquisa detalhada da Hootsuite, os canais escolhidos podem afetar os custos em até US$ 0,90.

 

Vamos dar uma olhada em cada um dos canais de anúncios disponíveis para você, os prós e contras de cada um deles e como decidir se eles são adequados para suas campanhas.

 

Facebook

Cada um dos seguintes posicionamentos será exibido no Facebook, pelo site para computador ou no aplicativo. Nem todas as veiculações estarão disponíveis para celular, nem todas estarão disponíveis para computadores.

 

Eles incluem:

 

Feeds. Esses anúncios são os que você vê com mais frequência e aparecem no feed do site no computador ou no feed do aplicativo no celular. Eles são o formato de anúncio padrão e geralmente apresentam títulos, texto de anúncio, imagem ou vídeo e um CTA (botão de call to action - chamada para ação). Os usuários podem comentar, curtir, compartilhar essas postagens e, em caso de campanhas de tráfego, ao clicar, eles são levados para uma landing page ou website de sua escolha.

 

Instant Articles. Os artigos instantâneos parecem semelhantes às publicações de feed, mas são artigos publicados por editores de mídia, jornais e revistas. Quando os usuários clicam, eles são levados para o artigo e seus anúncios aparecem lá.

 

Vídeos in-stream. Pense nesses anúncios como um intervalo comercial. Os usuários que assistem a determinados conteúdos de alto valor podem ter seus vídeos interrompidos em um breve intervalo, em que será exibido seu vídeo. Esses anúncios em geral têm sido relativamente pouco populares com os usuários, e há uma boa chance de que, se eles não estiverem envolvidos o suficiente com o vídeo original, o anúncio faça eles abandonarem o vídeo.

 

Coluna da direita. Esses anúncios existem desde os primórdios do Facebook e aparecem na coluna direita do site do Facebook no computador, como pequenas campanhas de publicidade fáceis de usar, com apenas um pouco de texto e uma imagem única. Esses anúncios não são tão dinâmicos quanto você espera e, na verdade, eles podem custar mais do que os feeds de área de trabalho mais atraentes.

 

Vídeos sugeridos. Quando os usuários terminam de assistir a um vídeo, eles verão uma lista de "vídeos sugeridos", tal como você veria no YouTube. Você pode pagar para que seu vídeo apareça como uma dessas sugestões em vídeos relevantes. Uma vantagem para esse posicionamento é que, se o usuário clicar, seu interesse já será despertado.

 

Marketplace. Agora você pode exibir anúncios no Marketplace, que é a "venda de garagem" online do Facebook. As pessoas lá já estão procurando comprar, então isso pode ser uma boa maneira de vender. O posicionamento no Marketplace é novo, por isso ainda não temos muitos dados sobre ele, mas vale a pena testá-lo, desde que a sua segmentação seja forte.

 

Stories. Os stories do Facebook são a imagem de tela cheia otimizada para dispositivos móveis e vídeos de menos de 15 segundos serão exibidos aos usuários enquanto assistem ao feed de seus stories. Essas campanhas têm taxas de engajamento altas no geral e são excelentes para reconhecimento da marca.

 

 

Instagram

O Instagram tem dois posicionamentos para exibir seus anúncios: feeds e stories. Veja o que você precisa saber.

 

 

Feeds. Esses anúncios aparecerão no feed de um usuário e podem incluir imagens, anúncios no carrossel e/ou vídeos. Quando o usuário passa pelo anúncio o botão de CTA fica visível, incentivando-o a clicar. Esses anúncios são a única maneira de obter links clicáveis ​​(fora das postagens com marcação de produtos) no conteúdo do feed.

 

Stories. Os anúncios de stories oferecem a opção de adicionar links "deslize para cima para ver mais", mesmo que você não os tenha organicamente (eles são liberados organicamente apenas para perfis com mais de 10 mil seguidores). Lembre-se de que você só tem 15 segundos para chamar atenção, então você precisa pensar em anúncios muito criativos para chamar a atenção. Os anúncios de stories costumam ter um ótimo engajamento para as marcas.

 

 

Audience Network

O Audience Network é composto de aplicativos e sites que permitem que anúncios do Facebook apareçam nas suas plataformas. O site que publica é pago, o Facebook é pago e você paga para que seu anúncio seja exibido para os membros relevantes do público-alvo, mesmo quando eles não estão no Facebook ou no Instagram.

 

Aqui estão os posicionamentos de anúncios que se enquadram nessa categoria:

 

Nativo, banner e intersticial. Esses anúncios aparecerão essencialmente em diferentes locais com outros aplicativos e sites para celular. Eles podem ser ajustados para atender às necessidades de um site.

 

Vídeos in-stream. Esse posicionamento funciona da mesma forma que nos feeds, porém os vídeos estão sendo exibidos fora do Facebook.

 

Vídeos com incentivo. Esse posicionamento não é para todos. Ele é projetado para aplicativos de jogos com jogos ativos para mostrar como é a aparência do jogo. Os usuários podem testá-lo no anúncio antes de ver um CTA para fazer o download do jogo.

 

A essência do Audience Network é que você pode obter bons resultados, mas com CPCs mais baixos do que os que vai pagar por outros posicionamentos. O engajamento e os cliques não são tão altos nesses posicionamentos, porque os usuários estão em outros sites com a intenção de usá-los, em vez de apenas navegar no Facebook, mas obter conversões de baixo custo acaba ajudando a reduzir os custos gerais com anúncios.

 

Messenger

Por último, mas não menos importante, temos os posicionamentos no Messenger. Veja o que temos:

 

 

Caixa de entrada. Os usuários que navegam na sua caixa de entrada do Messenger podem ver um anúncio completo da sua marca, assim como no feed. Se os usuários estiverem focados em conversas, eles podem até não clicar, mas, como há menos conteúdo na tela, seu anúncio pode se destacar um pouco mais aqui.

 

Stories. Os stories aqui são os mesmos que você viu nas outras seções.

 

Mensagens patrocinadas. Atualmente, isso está disponível apenas com o objetivo "mensagens" e incentiva o usuário a enviar uma mensagem diretamente a você. O anúncio será exibido como uma mensagem na caixa de entrada, como se a marca tivesse entrado em contato com você. Pense no Inmail patrocinado no LinkedIn. Quando o usuário abre a mensagem, ele vê uma mensagem e um CTA para executar uma ação. Como você está indo direto para a caixa de entrada dele, você tem praticamente a garantia de que será lido. O usuário pode agir ou não de acordo com o CTA, depende unicamente da qualidade e criatividade do anúncio.

 

Esses posicionamentos são relativamente novos no grande esquema dos Facebook Ads, então você não os vê com tanta frequência, mesmo que eles têm tido ótimos usos. É possível se dar bem com os anúncios de mensagens patrocinadas, mas apenas quando usados ​​corretamente e quando o texto está no ponto.

 

Devo selecionar apenas alguns posicionamentos de anúncios?

Quando você veicula suas campanhas de anúncios, percebe que praticamente todos os posicionamentos estão ativados logo de cara. Às vezes, está tudo bem deixar a maioria dos posicionamentos ativados. Em outros casos, é bom que apenas alguns sejam selecionados.

Se você realmente deseja se concentrar no engajamento na plataforma com o objetivo de reconhecimento social da sua marca, por exemplo, faz sentido desativar as campanhas do Audience Network ou do Messenger.

 

E se você está criando campanhas exclusivamente com stories em mente, é interessante ter apenas o posicionamento de stories ativado, já que esse conteúdo costuma ser muito diferente dos que você apresentaria em outros lugares como seus feeds ou em outros locais.

Tenha em mente que, apesar de alguns posicionamentos de anúncios de Facebook e Instagram custarem mais do que outros, você não quer eliminá-los automaticamente.

 

Alguns posicionamentos pode ter custos mais altos, mas podem gerar resultados mais altos também. Equilibrar posicionamentos anúncios de alto e baixo custo pode ajudar você a alcançar o número máximo de membros da sua audiência com os seus investimentos com publicidade.

 

Como posso saber quais posicionamentos de anúncios estão funcionando para mim?

Faz sentido que, ao exibir suas campanhas, você deseje ver quais posicionamentos estão obtendo os melhores resultados, incluindo quais estão gerando mais cliques ou conversões e a que custo. Isso ajudará você a tomar melhores decisões (e definir melhores lances!).

 

 

É preciso elaborar relatórios detalhados que permitam que você veja o desempenho do anúncio por vários ângulos, incluindo seus posicionamentos. Esses dados podem ser localizados no Gerenciador de Anúncios, no botão de Detalhamento.

 

Com esses relatórios em mãos, você pode avaliar com facilidade quais posicionamentos geraram os melhores resultados e quais fizeram isso com o melhor preço.

 

Conclusão

Embora os posicionamentos de anúncios do Facebook e do Instagram pareçam um pouco complicados no começo, eles são fáceis de resolver quando você entende o sistema. Saber quando usar cada um deles permite que você crie uma combinação de posicionamentos para cada anúncio a fim de maximizar os resultados no nível de custo do anúncio que você deseja manter, ajudando você a alcançar o maior número possível de usuários a um preço ideal. Para entender melhor como o sistema todo funciona, conheça nosso curso de Formação em Social Media.

 

E nas suas campanhas? Quais posicionamentos de anúncios no Facebook e Instagram ajudam você a obter melhores resultados? Há algum que você tente evitar? Compartilhe suas experiências e perguntas nos comentários abaixo!

 

 

Please reload

Please reload

  • Twitter Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Facebook Social Icon

© 2017 por Petit Mídias Sociais. Todos os direitos reservados. | Porto Alegre | Caxias do Sul | Gramado - RS | contato@petitmidiassociais.comCNPJ: 16.957.878/0001-50