Instagram Ads: como não errar nas suas campanhas?

10 Jul 2019

Em poucos anos, o Instagram passou de uma plataforma social primariamente conhecida pelas selfies e imagens de tirar o fôlego para um lugar onde as marcas transmitem mensagens poderosas, contam histórias que estimulam conversas e envolvem consumidores e empresas.

 

Com 1 bilhão de usuários ativos e 15 vezes mais interatividade que o Facebook, o Instagram é a rede social que mais cresce no mundo — o que o torna uma poderosa arma de marketing digital. Cada vez mais profissionais do marketing recorrem ao Instagram Ads para promover um negócio, mas muitos ainda cometem erros que custam dinheiro e reputação da marca.

 

Por isso, continue lendo para conhecer alguns dos erros mais comuns cometidos nas campanhas de Instagram Ads e nossas dicas para você escapar deles.

 

 

 

Por que anunciar no Instagram Ads e como usá-lo?

 

Já não é mais novidade que a internet mudou o comportamento de compra das pessoas, certo? Hoje, mais de 74% dos consumidores brasileiros preferem realizar suas compras online em vez de fazê-las nas lojas físicas. Em 2018, quase 70% das vendas online foram promovidas por meio do Instagram, enquanto apenas 24% ocorreram pelo Facebook.

 

Esses números são ou não são ótimas razões para uma empresa estar lá?

 

Para anunciar no Instagram não é preciso ter um perfil na plataforma, mas é necessário ter uma conta no Facebook. Com o Gerenciador de Anúncios você cria e gerencia as suas campanhas.

 

Contudo, recomendamos que você tenha um perfil para a empresa na rede social para poder usar todos os seus benefícios e engajar mais o seu público. Então, basta baixar o aplicativo do Instagram e seguir as instruções da tela para começar.

 

 

Quais são os erros mais comuns no Instagram Ads e como evitá-los?

 

Bem elaborados, os Instagram Ads têm o poder de aumentar a visibilidade da marca, envolver os consumidores, gerar tráfego, leads e, claro, vendas. Mas anúncios mal feitos resultam em desperdício de recursos e podem, inclusive, afundar uma marca.

 

A boa notícia é que você pode aprender com esses deslizes e atingir as suas metas de publicidade e maximizar seu ROI, se souber exatamente o que procura.

 

Erro 1: não ter estratégia focada em metas

O Instagram fornece às marcas uma maneira de usar a narrativa visual por meio de imagens e vídeos, prestando serviços de forma criativa para mostrar produtos e serviços de todos os tipos.

 

Mas não tem sentido criar anúncios impressionantes se eles não estiverem alinhados com os seus objetivos gerais. As metas da campanha publicitária são tão diversas quanto as marcas que as executam. Para alguns, os anúncios destinam-se a aumentar a notoriedade da marca ou o número de seguidores no Instagram, enquanto outros concentram em direcionar o tráfego para um site, baixar um app ou disponibilizar uma avaliação gratuita, por exemplo.

 

Como qualquer outra forma de marketing digital, é importante definir claramente as metas de publicidade no Instagram desde o início e criar uma estratégia coesa para que você as alcance.

 

Sempre considere o conteúdo e o contexto ao formular seus objetivos. Faça a si mesmo perguntas como:

  • o que você deseja que o usuário alcançado faça ao ver o seu anúncio?

  • você está tentando atrair novos clientes ou deseja incentivar os clientes antigos a fazerem negócios com você novamente?

  • você está tentando direcionar o tráfego do web site?

  • em caso afirmativo, quanto tráfego você está visando e em que período de tempo?

     

Erro 2: Não segmentar o público certo

O Instagram fornece formas amplas pelas quais as marcas podem alcançar seu público-alvo. Mas, para isso, as empresas precisam entender quem é esse público e o que o motiva e o inspira.

 

Um dos maiores erros dos anúncios do Instagram é não saber quem é o seu cliente ideal. Para identificar seu público, faça o seguinte:

  • analise suas ofertas e obtenha pistas sobre quem é mais provável que esteja interessado em adquiri-las. Pergunte a si mesmo: qual é a necessidade do seu produto, serviço ou conteúdo? Isso resolve algum problema ou reduz as dores do consumidor? Quem tiraria o máximo proveito do que você vende?

  • conheça a concorrência e veja quem eles estão segmentando. Dê uma olhada na sua base de clientes e veja se você pode encontrar uma área do mercado em que eles podem estar faltando e que você poderia se concentrar;

  • entenda a demografia. Públicos-alvo podem ser segmentados por diversos fatores, tais como idade, sexo, renda, localização, comportamento, estilo de vida, interesses e valores. Então você deve ser capaz de responder às seguintes perguntas sobre o seu cliente ideal: quantos anos eles têm? Eles são homens ou mulheres? Onde eles vivem? Eles têm uma educação universitária? Quanto eles ganham? Eles têm filhos? Quais são os seus interesses e hobbies? O que os inspira e os motiva?

  • ouça socialmente. Com a web social agitada 24 horas por dia, sete dias por semana, você pode aprender muito sobre seu público-alvo acompanhando as conversas relevantes para seu setor ou empresa.

     

 

Erro 3: falta da marca com o conteúdo do anúncio

Embora seja importante compreender e direcionar efetivamente seu público-alvo, quando se trata de erros do Instagram Ads, a falha no conteúdo do anúncio pode afetar uma estratégia bem planejada.

 

Para criar anúncios que se conectam com seus clientes em potencial, você deve garantir que eles:

  • reflitam com precisão o posicionamento, os produtos e os serviços da sua marca;

  • não sejam muito vendedores e autopromocionais; em vez disso, forneça inspiração e valor;

  • é essencial não ignorar a importância do texto para ajudar sua mensagem a atingir os clientes.

     

Para criar bons textos para os anúncios do Instagram, pergunte-se:

  • seu texto combina com ou complementa as imagens do seu anúncio?

  • você está usando as melhores hashtags possíveis?

  • você adicionou algum emoji relevante?

  • você incluiu uma CTA?

     

Erro 4: apenas pensar em curto prazo

Embora seja excelente criar anúncios com conteúdo que as pessoas lembrem muito depois de sua campanha termina, isso é só um começo.

 

Como muitos anunciantes do Instagram descobrem, em um mundo impulsionado pela gratificação instantânea e pelos resultados em curto prazo, a construção da marca e o engajamento do público-alvo devem ser estratégias contínuas.

 

As marcas costumam ter as melhores intenções, mas prejudicam o seu próprio crescimento ao cair na armadilha de tomar decisões de publicidade com rápido retorno à custa do sucesso em longo prazo.

 

Para não errar, tenha em mente que atingir o crescimento dos negócios no Instagram requer uma mentalidade inovadora com uma abordagem holística que considera a publicidade como um investimento contínuo de sua marca.

 

Concentrar-se em anúncios que iniciam conversas e criam relacionamentos ao longo do tempo pode levar ao aumento de vendas, à aquisição de novos clientes, a oportunidades de crescimento da marca em longo prazo e ao sucesso duradouro.

 

Erro 5: não considerar a qualidade da imagem e do vídeo

Tão importante quanto ter uma estratégia de longo prazo, a qualidade do conteúdo visual de suas publicações pode significar a diferença entre uma campanha memorável ou uma totalmente esquecível.

 

A importância dos recursos visuais está enraizada na maneira como o Instagram funciona.

 

Os usuários geralmente percorrem uma única linha de stories (ou coluna de imagens), passando rapidamente e olhando para o conteúdo. Eles só diminuem a velocidade e param quando alguma coisa chama a atenção deles.

 

Isso significa que, quanto mais você se concentrar em produzir imagens e vídeos de alta qualidade para o Instagram, maior será a probabilidade de os usuários interagirem com seus anúncios.

 

Como as primeiras impressões são importantes, siga estas dicas para ter boas fotos e vídeos:

  • use ferramentas de qualidade para resultados de qualidade. Usando a melhor câmera que você pode pagar, você nunca terá fotos e vídeos sem brilho, especialmente se você tiver a luz certa. Ao fotografar pessoas ou objetos, a luz natural é a melhor opção;

  • mude um pouco as coisas. Ao fotografar, nunca use apenas uma única perspectiva. Dependendo do que você pretende realizar, tente close-ups, tomadas de grande angular e vários filtros para variar e para envolver seu público-alvo.

  • pense no plano de fundo e na periferia. Uma imagem pode ser arruinada por um enquadramento desproporcional, pela desordem de fundo ou por itens ao redor do sujeito que atuam como uma distração;

  • se você não tiver confiança em suas habilidades de fotografia ou videografia, contrate um profissional.

Pergunte a si mesmo: que tipo de mensagem você está enviando quando um usuário vê seu anúncio do Instagram? Se a resposta for "as fotos e os vídeos que faço no meu smartphone parecem melhor do que isso", é hora de repensar sua estratégia de conteúdo visual.

 

Embora os usuários do Instagram não necessariamente gostem de imagens excessivamente produzidas, visuais de baixa qualidade prejudicam a reputação de sua marca, são considerados pouco profissionais e deixam as pessoas pensando que sua marca não leva a sério sua imagem (ou empresa).

 

Esses são apenas alguns dos erros comuns de publicidade que surgem nos anúncios do Instagram. Ao evitar esses 5 erros potencialmente graves do Instagram Ads, você pode se posicionar para atingir suas metas de publicidade.

 

Em resumo, podemos dizer que as chaves do sucesso para as campanhas do Instagram são:

  • implementar uma estratégia de publicidade vencedora;

  • concentrar-se no público-alvo certo;

  • criar conteúdo atraente;

  • preparar-se para o sucesso em longo prazo;

  • testar e refinar regularmente as suas campanhas.

 

Você já pensou em aprofundar os seus conhecimentos sobre mídias sociais? Comece com a Formação em Social Media EAD e saiba como ter o melhor proveito de cada uma das plataformas.

 

 

Please reload

Please reload

  • Twitter Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Facebook Social Icon

© 2017 por Petit Mídias Sociais. Todos os direitos reservados. | Porto Alegre | Caxias do Sul | Gramado - RS | contato@petitmidiassociais.comCNPJ: 16.957.878/0001-50